Calculation, qualculation, calqulation: em um mercado de alimentação local
DOI:
https://doi.org/10.29149/mtr.v2i1.4296Resumo
As feiras são usadas para promover o mercado de alimentação local. Este estudo foi desenvolvido na “Feira Livre do Produtor”, em São João Del-Rei, Minas Gerais, sob inspiração da teoria ator-rede (TAR) e o consequente desdobramento conceitual, agenciamento. O objetivo foi descrever o cálculo de valor realizado em relação aos alimentos. Foram feitas entrevistas, análise documental, observação e análise de conteúdo do material coletado. A pesquisa demonstrou uma variedade de cálculos, quantitativos-qualitativos-coletivos (Cochoy, 2010) que agem na atribuição de preço. Os resultados revelaram que é possível estudar preço sem, no entanto, demonstrar variáveis numéricas, que os custos dos produtos são pouco considerados pelos feirantes, que a comparação de preços entre feirantes, preço no atacado e no varejo agem fortemente sobre o cálculo. Portanto, os diversos agentes e agências calculativas se confrontam e é complexo delimitar os limites de cada um.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem ônus para a mesma, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista