Reputação online dos spas de Foz do Iguaçu – PR, Brasil

Palavras-chave: Qualidade, Reputação online, Spa

Resumo

A procura pela melhora da qualidade de vida tem contribuído para o crescimento do interesse pelos spas que, nesse caso, se apresentam como espaços dentro dos resorts dedicados a massagens, terapias e banhos diferenciados para os hóspedes. A reputação online está associada a consequência da avaliação do consumidor do mundo social na internet, relacionada à sua experiência e satisfação pelo serviço recebido. Sendo assim, o objetivo desse artigo foi analisar a qualidade experiência do hóspede nos spas de Foz do Iguaçu através da reputação online no website TripAdvisor. Como metodologia empregou-se a revisão e análise bibliográfica, bibliométrica e sistemática sobre as temáticas: turismo de saúde e spas, experiência, qualidade e reputação online, bem como uma investigação documental de entidades públicas e netnográfica utilizada para análise e pesquisa dentro do mundo virtual da Internet dos comentários publicados pelos hóspedes no website TripAdvisor em julho de 2015. Entendendo qualidade como sendo o resultado da comparação entre a expectativa pelo serviço a ser recebido e a percepção daquilo que lhe foi entregue, os resultados desse estudo apontam que a maior parte dos hóspedes teve uma experiência positiva nos empreendimentos sendo os aspectos mais comentados: o restaurante, o atendimento e os atrativos do resort. Os pontos negativos ressaltaram o preço, que tem relação com a estética e as facilidades, informações e serviços que se referem à evasão que conduz o visitante à imersão na atividade e à perda da noção do tempo por sua capacidade de envolvimento relacionado à emoção e aos cinco sentidos humanos sendo componentes importantes para a experiência turística para que a mesma se converta em algo diferenciado e único. Os spas receberam poucas avaliações específicas, sendo compreendidos como mais uma atração do resort e não como a principal motivação da viagem.

Biografia do Autor

Dartilene Souza Silva, Universidade Federal do Paraná - UFPR
Mestranda do curso de Turismo
José Manoel Gonçalves Gândara, Universidade Federal do Paraná
Departamento de Turismo
Publicado
2016-12-22
Seção
Artigos