EMPREENDEDORISMO, TEMA E VARIAÇÕES: AGÊNCIA EMPREENDEDORA E FORMA MERCADORIA
DOI:
https://doi.org/10.25113/farol.v11i32.7988Palavras-chave:
Empreendedorismo, Agência, Mercadoria, Trabalho, Joseph SchumpeterResumo
Hoje, o empreendedorismo parece capaz de referenciar toda e qualquer ação humana intencional. Esta é uma construção teórica-ideológica originada de uma interpretação sui generis da obra de Joseph Schumpeter, em que a proposição de uma ‘teoria geral do empreendedorismo’ é convertida em uma ‘teoria do empreendedorismo em geral’. Este ensaio problematiza esta construção, a partir de uma análise dos textos do próprio Schumpeter. Denominamos ‘agência empreendedora’ à manobra teórica que produz a convergência entre a forma da ação econômica imbricada ao mercado e o trabalho humano em geral, cujo resultado é uma abstração que remete à transitividade de um equivalente geral. Esta operação estabelece uma equivalência entre as formas do agir humano intencional e da mercadoria. A circulação do empreendedorismo em incontáveis variações é sustentada por uma operação ideológica que o subsumi à forma mercadoria.
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