Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • E(s) autor(es) seguiu(ram) todos os princípios éticos e de integridade envolvidos na realização da pesquisa que deu origem ao manuscrito. Em caso de contribuições teóricas ou de revisão da literatura, o(s) autor(es) seguiu(ram) todos os procedimentos de idoneidade relativos ao uso da propriedade intelectual de terceiros.
  • A contribuição se insere no foco e no escopo de Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade.
  • A contribuição é original e inédita, e não estando sob avaliação para publicação e nem tendo sido publicada por outra revista, livro ou anais de eventos com ISSN. No caso de se tratar de material já publicado em versão anterior em anais de eventos técnico-científicos, isso deve ser obrigatoriamente informado ao editor no momento da submissão, e não pode haver mais de 500 palavras de sobreposição.
  • A contribuição, quando teórico-empírica, apresenta apenas dados qualitativos.
  • O arquivo da submissão está em formato compatível com os editores de texto de maior difusão, sendo apresentado em extensão .rtf (rich text format) ou .doc e tem, no máximo, 1 MB.
  • As URLs para as referências foram informadas quando possível e estão ativas.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para autores, na página Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria deve ser removida, garantindo o sigilo na avaliação pelos pares. E(s) autor(es) do documento devem excluir seu(s) nomes do texto e ano usada nas referências e notas de rodapé, em vez do nome de(s) autor(es), título do artigo etc. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do arquivo.
  • A contribuição apresenta, no máximo, quatro autores.
  • Independente da ordem de autoria, a contribuição submetida é, no máximo, a segunda feita pelo autor ou coautor no ano.
  • E(s) autor(es) assume(m) que na contribuição não há mais de 500 palavras com sobreposição em relação a outras publicações, estando ciente(s) de que acima desse limite, a contribuição será arquivada.
  • Em caso de aceite, no caso de contribuições submetidas em português ou espanhol, es autores se comprometem a providenciar, sem ônus para Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade, uma versão em língua inglesa a partir da comunicação da decisão editorial de aceite, caso seja solicitado pela editoria. No caso de textos em inglês, o texto deve ser traduzido para o português. Ambas as versões serão publicadas.
  • Todos os autores da contribuição que forem doutores se disponibilizam a futuramente atuar como pareceristas ad hoc nas suas respectivas áreas de competência.

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES PARA AUTORES

 

Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade publica contribuições inéditas na forma de Capas, Artigos, Ensaios, Debates, Provocações, Entrevistas, Depoimentos, Resenhas (de livros, filmes, exposições, performances artísticas e de acontecimentos), Registros fotográficos e Vídeos. Os idiomas aceitos nas contribuições são português, inglês e espanhol, desde que estejam de acordo com a política editorial e as diretrizes para os autores. Es autores podem ser vinculados a qualquer organização, sem qualquer tipo de restrição, desde que obedeçam as diretrizes para autores nas suas contribuições. Pelo menos 60% do conteúdo publicado pelo periódico tem o caráter de pesquisa original dentro do campo científico e acadêmico.

 

1 POLÍTICA DE ACESSO ABERTO

Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade é um periódico concebido e difundido sob a perspectiva do modelo de acesso aberto, e permite a leitura e o download de arquivos a qualquer usuário, bem como a cópia e disseminação de seu conteúdo de acordo com as políticas da Licença Creative Commons Attribution.

 

2 APCs (TAXA DE PROCESSAMENTO DE ARTIGO) E TAXA DE SUBMISSÃO

Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade não cobra dos autores qualquer tipo de taxa relacionada à submissão ou à publicação de contribuições, sendo inteiramente gratuitos a submissão e o acesso às contribuições.

 

3 ORIGINALIDADE DA CONTRIBUIÇÃO

As contribuições submetidas à Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade nas modalidades de Capas, Artigos, Ensaios, Debates, Provocações, Entrevistas, Depoimentos, Resenhas (de livros, filmes, exposições, performances artísticas e acontecimentos), Registros fotográficos e Vídeos – devem ser inéditas, nacional e internacionalmente, não estando sob consideração para publicação e nem tendo sido publicadas em nenhum outro veículo de divulgação como outras revistas, livros ou anais de congressos com ISSN

Ao submeter a contribuição, e(s) autor(es) garante(m) que ela não viola quaisquer direitos autorais ou outro direito de terceiro, assumindo inteiramente a responsabilidade caso os infrinjam. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia, desde que seja identificada a fonte.

As opiniões, ideias e conceitos expressos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva des autores, não traduzindo em absoluto a opinião de Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade sobre qualquer dos assuntos em pauta. A editoria entende que este é um veículo para publicar posições, não assumindo para si as posições específicas des contribuidores.

Somente serão encaminhadas para avaliação em revisão cega (blind review) pelos membros do corpo editorial as contribuições que se enquadrarem nas normas de submissão e que tenham sido enviadas pelo sistema de submissão online, qualquer que seja a sua modalidade. Os trabalhos submetidos precisam passar por uma avaliação preliminar (desk review), para verificar se atendem ao foco e ao escopo de Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade. Trabalhos que eventualmente não se enquadrem no foco e no escopo do periódico ou que infrinjam alguma das diretrizes para autores serão rejeitados nesta etapa (desk reject). Contribuições rejeitadas nesta etapa e devidamente corrigidas poderão ser ressubmetidas, sendo contado o limite de contribuições por ano.

 

4 QUANTIDADE DE AUTORES

O número máximo de autores por contribuição é quatro. No caso de haver mais de quatro autores, eles deverão obrigatoriamente ser citados como colaboradores em uma nota explicativa. Não serão permitidas alterações (remoção, inclusão e substituição) na autoria dos trabalhos após a submissão online. Alterações de autoria após a submissão implicam arquivamento do trabalho.

 

5 QUANTIDADE DE SUBMISSÕES

A política editorial de Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade limita a duas as submissões por autor por ano, não importando o tipo de trabalho, e independente de sua contribuição na autoria. Não é permitida a reapresentação de versão modificada de contribuição reprovada pelos pareceristas ad hoc.

 

6 ASPECTOS ÉTICOS

Em todos as contribuições submetidas à Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade e(s) autor(es) deve(m) assumir ter(em) seguido todos os princípios éticos e de integridade envolvidos na realização da pesquisa que deu origem ao manuscrito. Manuscritos avaliados pela equipe editorial de Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade e que firam princípios éticos serão sumariamente rejeitados, ficando impedida a submissão de novas contribuições pelo(s) autor(es). Por isso se recomenda que, se possível, sejam disponibilizadas informações relacionadas aos critérios éticos envolvidos no protocolo e convite de participantes, os procedimentos de livre adesão à pesquisa, as preocupações éticas associadas ao manejo de informações e sua integridade, entre outros aspectos recomendados pela COPE (Committee on Publication Ethics), a cujos princípios Farol – Revista de Estudos Organizacionais adere (http://publicationethics.org/).

Recomenda-se a submissão de contribuições oriundas de projetos que foram submetidos e/ou aprovados nos Comitês de Ética em Pesquisa das Instituições de origem des autores, devendo nestes casos, ser indicada a numeração do Certificado de Apresentação de Apreciação Ética (C.A.A.E.) na metodologia do trabalho. Nos casos em que a contribuição não foi submetida ao comitê de ética em pesquisa, o principal autor do trabalho precisa preencher um documento, “Declaração de obediência a princípios e preceitos éticos na pesquisa com seres humanos” disponibilizado pela secretaria editorial, no qual assegura que foram observados os princípios e preceitos éticos que norteiam a pesquisa com seres humanos.

 

7 NORMAS DE CONDUTA ÉTICA

As normas de conduta ética de Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade para editores, editores especiais, pareceristas ad hoc e contribuidores em geral se baseiam em boas práticas para editores de revistas científicas. Estas normas procuram garantir a ética editorial e a qualidade das contribuições a partir da assunção de adoção de um comportamento ético padrão, a seguir descrito.

7.1 Deveres dos Editores e da Equipe editorial

Es editores devem avaliar as contribuições exclusivamente com base no seu mérito e decidir quais os textos submetidos que podem ser efetivamente publicados considerando a política editorial de Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade.

A decisão editorial de publicar ou não leva em conta as recomendações dos pareceristas ad hoc do periódico. Qualquer material inédito incluído em um artigo submetido não pode ser utilizado por nenhum membro responsável pela avaliação ao da equipe editorial nas suas próprias investigações antes de ser publicado pelo periódico.

7.2 Deveres dos Pareceristas ad hoc

O objetivo des pareceristas ad hoc é, por meio da avaliação, dar suporte à editoria quanto à publicação ou não das contribuições submetidas. Para tanto, devem examinar as contribuições de forma detalhada, fundamentando suas considerações com clareza e densidade, de forma que possa se promover o incremento do texto. Caso isso não seja possível em virtude de e parecerista ad hoc se considerar pouco especializado na temática, recomenda-se formalizar sua indisponibilidade para efetuar a avaliação.

Como é vedada a submissão de material já publicado em anais de congressos com ISSN ou que esteja em processo de avaliação em outras revistas e livros, cabe aes pareceristas ad hoc identificar preliminarmente se é o caso da submissão a eles atribuída. Em caso de confirmação da publicação, a contribuição será imediatamente arquivada.

Es pareceristas ad hoc, ao identificar possíveis conflitos de interesse associados à concorrência, colaboração, ou ligações com qualquer des autores, empresas ou instituições ligadas às contribuições, devem se recusar a efetuar a avaliação. Também deve ser formalizada a indisponibilidade para efetuar a avaliação caso o prazo solicitado pela editoria não possa ser cumprido, a menos que e parecerista ad hoc negocie junto à editoria um prazo um pouco maior, desde que não alongue em demasia o processo editorial.

Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade utiliza o processo de revisão duplamente cega (double blind review). Assim, as contribuições submetidas devem ser tratadas como documentos confidenciais e não devem ser objeto de discussão com outras pessoas enquanto não forem publicadas. Os pareceristas ad hoc devem avaliar os textos com base no seu conteúdo e os seus comentários devem ser respeitosos, expressando suas críticas de forma clara e fundamentada.

Na medida do possível, os pareceristas ad hoc devem apontar obras relevantes publicadas não citadas pelos autores. Além disso, partes do texto que já tenham sido mencionadas em outros textos devem ser citadas. Cabe também aos pareceristas ad hoc alertar a editoria de Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade para semelhanças expressivas entre o texto em avaliação e quaisquer outros trabalhos publicados de que tenham conhecimento para impedir eventuais plágios. A editoria submeterá as contribuições submetidas a softwares de detecção de plágio independente do trabalho dos pareceristas ad hoc.

7.3 Deveres des Autores

Ao submeter uma contribuição, es autores garantem que se trata de uma contribuição original, não estando em avaliação em outras revistas ou livros e nem tendo sido publicada na forma completa antes em qualquer outro idioma, como no caso de anais de eventos com ISSN – o que deve obrigatoriamente ser identificado. No caso de eventos que tenham ISSN e que publiquem textos integrais nos anais, é vedada a submissão do mesmo material à Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade.

A autoria de uma contribuição se limita aos que efetivamente contribuíram para a elaboração do material, até o limite de quatro autores. Para além desse número, outres contribuidores devem ser registrados em nota explicativa como colaboradores. Cabe ae autor que submete o trabalho a responsabilidade de manter es demais autores informados sobre o processo editorial, devendo garantir que há um consenso entre es autores na versão submetida para publicação, nas versões intermediárias e na versão final da contribuição.

Es autores devem citar todas as referências que tenham exercido influência sobre a sua contribuição, e sempre destacar a contribuição de autores que precederam o texto, de maneira a que não sejam apresentadas como suas as ideias desenvolvidas previamente por outros autores.

Sempre que for encontrado algum equívoco em uma contribuição já publicada, ele deve informar imediatamente a editoria de Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade e colaborar no sentido de corrigir o texto. Se a editoria deste periódico identificar que o trabalho contém um erro significativo, e(s) autor(es) será(ão) acionado(s), e dele(s) se espera colaboração para a correção da contribuição publicada e/ou o fornecimento de evidências da exatidão da contribuição original.

Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade considera como antiético e absolutamente inaceitável: a) qualquer forma de fraude, como pesquisas empíricas fictícias ou que sejam imprecisas de forma intencional; b) qualquer tipo de manifestação de plágio; e c) a submissão da contribuição simultaneamente a outro formato definitivo, como um capítulo de livro, periódico científico, ou evento com ISSN. Em qualquer desses casos, a contribuição será arquivada e es autores, punidos com o impedimento de submeterem novas contribuições, por um período definido pela editoria.

 

8 SOBREPOSIÇÃO DE PUBLICAÇÃO

A publicação de dois trabalhos com considerável sobreposição de conteúdo não é aceitável, mesmo que em diferentes periódicos acadêmicos. Publicações que tenham um único conjunto de dados só devem ser permitidas até o limite máximo de 500 palavras, se os textos apresentarem abordagens e finalidades distintas. Seja neste caso, seja no de uma versão preliminar da contribuição ter sido apresentada em um evento técnico-científico, a editoria deve ser comunicada quando da submissão caso o trabalho esteja de alguma forma parcialmente publicado. Caso haja alguma irregularidade nesse sentido, o texto será arquivado, e es autores, punidos com o impedimento de submeterem novas contribuições, por um período definido pela editoria.

 

9 IDENTIFICAÇÃO DE AUTORIA

O arquivo da contribuição não deve conter identificação da autoria. Se for possível identificar a autoria no corpo do texto ou nas referências, o artigo será arquivado. Na medida do possível, sugere-se que autores que citam seus próprios trabalhos evitem fazê-lo para não terem a autoria do trabalho identificada.

A autoria só será identificada na página do sistema, no momento da submissão do trabalho. As informações solicitadas pelo sistema são: título do trabalho, nome(s) completo(s) de(s) autor(es), instituição(ções) a que esteja(m) vinculado(s), cargo(s) que ocupa(m), endereço, e-mail, ORCID e formação acadêmica. Quando o trabalho tiver váries autores, é preciso ordená-los de acordo com a contribuição de cada um, até o limite de quatro, conforme já especificado.

 

10 REFERÊNCIAS

As referências bibliográficas, documentais e websites devem ser apresentadas ao final do texto uma única lista intitulada “Referências”, de acordo com uma adaptação do padrão APA (American Psychological Association).

Assumimos que para reconhecer a presença das mulheres na construção do conhecimento em Estudos Organizacionais é preciso antes visibilizar sua contribuição. Por conta disso, todos os primeiros nomes das referências devem ser obrigatoriamente explicitados.

Antes de submeter o texto à Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade, as citações devem ser compatibilizadas com as referências bibliográficas do texto, de maneira a garantir que todas as citações ao longo do texto constem na lista de referências. Apresentamos alguns exemplos de citações:

Livro

Faria, José H. (2017). Poder, controle e gestão. Curitiba: Juruá.

Livro de vários autores

Prado, Marco A. M. & Machado, Frederico V. (2008). Preconceito contra homossexualidades – a hierarquia da invisibilidade. São Paulo: Cortez.

Capítulo de livro

Dantas, Marcelo (2016). Liderança em organizações étnico-culturais: o caso do carnaval da Bahia. In Rita C. D. P. Alves & Cláudio O. C. Nascimento. (Orgs.). Formação cultural – sentidos epistemológicos e políticos (pp. 237-259). Cruz das Almas: UFRB; Belo Horizonte: Fino Traço.

Artigo em periódico

Rodrigues, Márcio S. & Silva, Rosimeri F. C. (2019). Nova República, novas práticas: uma análise do processo de empresarização do ensino superior no Brasil (1990-2010). Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade, 6(15), 176-218.

Teses e dissertações

Magalhães, Alex F. (2018). Poder, autonomia e seus avessos: reflexões sobre o empoderamento de gays em organizações de trabalho privadas. Tese de doutorado, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil.

Silva, Elisângela J. F. (2019). Entre vivências e lembranças de um quilombo urbano: história, memória e discurso. Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil.

Eventos acadêmicos

Lacerda, Carlos C. O. & Ipiranga, Ana S. R. (2019). As teses sobre o conceito da história de Walter Benjamin: uma análise da literatura e oportunidades de estudos no contexto das cidades. Anais do Encontro de Estudos Organizacionais da ANPAD, Fortaleza, CE, Brasil, X.

Calixto, Carina, Guerra, José R. F., Queiroz, Alessandra, & Santos, Denise B. M. (2019). Modernizar o passado na construção do futuro: a trajetória da refuncionalização turística na vida urbana. Anais do Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais, Recife, PE, Brasil, VI.

Documentos eletrônicos

Sternad, Dietmar & Kennely, James J. (2019). The effects of social acceleration on the organization-place relationship. Tamara: Journal for Critical Organization Inquiry, 17(3), 26-36. Recuperado em 13 janeiro, 2020 de: http://tamarajournal.com/index.php/tamara/article/view/453/pdf.

Leis

Brasil. Lei n. 9.984, de 17 de julho de 2000 (2000). Dispõe sobre a criação da Agência Nacional de Águas - ANA, entidade federal de implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e de coordenação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, e dá outras providências. Brasília, DF. Recuperado em 10 abril, 2007 de: http://www.planalto.gov.br/ccivil/Leis/L9984.htm.

 

11 DIRETRIZES ESPECÍFICAS PARA AUTORES

A contribuição deve ser uma contribuição original e inédita dentro do foco e do escopo de Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade.

A contribuição, quando teórico-empírica, deve apresentar apenas dados qualitativos.

A contribuição pode ser submetida a qualquer momento, uma vez que o periódico adota o regime de fluxo contínuo para a submissão de trabalhos.

O trabalho a ser submetido não pode estar em avaliação em outra publicação definitiva, como livros, periódicos e anais de eventos com ISSN.

A contribuição a ser submetida não pode ter sido publicada antes de forma completa em anais de eventos com ISSN, em outros periódicos ou em livros. No caso de se tratar de material já publicado em versão anterior em anais de eventos técnico-científicos, isso deve ser obrigatoriamente informado ao editor no momento da submissão, e não pode haver mais de 500 palavras de sobreposição.

A contribuição a ser submetida tem de ser assinada por quatro autores no máximo.

O trabalho não deve conter informações sobre os autores, sendo necessário excluir as “Propriedades do Autor”, caso se trate de material elaborado em editores de texto.

A contribuição a ser submetida não pode ter autoria ou coautoria de membros da equipe editorial, particularmente quando forem responsáveis por seções especiais ou dossiês temáticos. O texto a ser submetido só pode ter autores ou coautores do Conselho Editorial de Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade e da Universidade Federal de Minas Gerais se eles não participarem de nenhuma das etapas do processo de avaliação.

No processo de composição de cada número de Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade será evitado, na medida do possível, a concentração de autores por região.

Em caso de aceite, no caso de contribuições submetidas em português ou espanhol, es autores se comprometem a providenciar, sem ônus para Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade, uma versão em língua inglesa do texto aprovado a partir da comunicação da decisão editorial de aceite, caso seja solicitado pela editoria. No caso de textos em inglês, o texto deve ter uma versão em português. Ambas as versões serão publicadas online.

Outras possibilidades de contribuição além de Capas, Artigos, Ensaios, Debates, Provocações, Entrevistas, Depoimentos, Resenhas (de livros, filmes, exposições, performances artísticas e acontecimentos), Registros fotográficos e Vídeos são possíveis, devendo a editoria deve ser consultada a respeito. Da mesma forma, é possível haver seções especiais por demanda espontânea da comunidade ibero-americana de Estudos Organizacionais, ou induzidas pela editoria do periódico.

11.1 Orientações específicas para a seção “Capas” 

A seção “Capas” recebe imagens (pinturas, desenhos, gravuras, fotografias), nas quais e(s) autor(es) apresente(m) representações visuais que expressem ideias preferencialmente relacionadas com a problematização do mundo e da relação entre sociedade e organizações. A contribuição escolhida como capa ilustrará permanentemente a edição para a qual foi selecionada, sendo disponibilizada sem restrições para o acesso online, constituindo, assim, uma forma de divulgação do trabalho de(s) seu(s) autor(es). Uma capa a ser submetida deve:

- estar de acordo com as diretrizes para autores;

- incluir na submissão todos os metadados indicados no formulário;

- ser proposta com a imagem em alta definição (formato jpeg ou tiff e ter pelo menos 300 dpi de resolução). A revista se reserva o direito de não publicar imagens sem a qualidade necessária para sua adequada divulgação;

- ter, no máximo, 1 MB;

- ter um título (e subtítulo, se for o caso) conciso, de até 15 palavras, apresentado em português, inglês e espanhol, independente da língua da submissão;

- apresentar um resumo em português, inglês e espanhol – sem citações – entre 100 (cem) e 150 (cento e cinquenta) palavras, informando do que trata a proposta e sua aderência aos estudos organizacionais;

- apresentar as informações específicas da imagem: título (se houver), ano, técnica, dimensões em cm, localização (nome de museu, coleção etc., se houver), cidade (se houver);

- apresentar as citações diretas traduzidas para o idioma de publicação escolhido pelos autores. A citação no idioma original deve ser colocada em uma nota de rodapé;

- apresentar, se for o caso, as citações e as referências conforme nossa adaptação dos padrões da APA (American Psychological Association). Não utilizar op. cit., ibid e termos associados;

- identificar os primeiros nomes dos autores de cada uma das referências;

- se a citação no texto tiver mais de quatro autores, apresentar o sobrenome do primeiro autor seguida de et al. Nas referências deve constar os nomes de todos os autores, conforme nossa adaptação dos padrões da APA;

- ter todos os endereços “URL” ativos, se for o caso.

11.2 Orientações específicas para a seção “Artigos”

A seção “Artigos” recebe textos acadêmicos, de caráter teórico-empírico, que apresentem reflexivamente os resultados de uma pesquisa. Devem apresentar, a critério de(s) autor(es), os seguintes elementos: introdução, teorização, metodologia, análise e discussão do material empírico, conclusão e referências. O artigo a ser submetido deve:

- estar de acordo com as diretrizes para autores;

- incluir na submissão todos os metadados indicados no formulário;

- ser digitado de forma sequencial, sem espaços ociosos, utilizando os editores de texto de maior difusão;

- estar gravado em extensão .rtf (rich text format) ou .doc. Não são aceitos trabalhos em pdf;

- ter, no máximo, 1 MB;

- ser apresentado em formato A4, com margens superior e esquerda de 3 cm, direita e inferior de 2 cm;

- ser apresentado em espaçamento simples, com fonte de 12 (doze) pontos em times new roman, e não exceder 20.000 palavras;

- usar marca de parágrafo entre os parágrafos – não deve ser usado recuo ou espaçamento automático;

- apresentar apenas notas de rodapé que sejam substantivas, portanto essenciais à compreensão dos argumentos do texto. Elas devem ser apresentadas em numeração contínua, se for o caso. Não apresentar citações em notas de rodapé ou de fim de página;

- estar em condições para publicação, isto é, devidamente revisado em termos de comunicação e expressão, bem como em termos de normalização bibliográfica;

- ter inseridas no corpo do texto figuras e quadros e não no final, nem em arquivo anexo, se for o caso;

- ser apresentado em português, espanhol ou inglês;

- ter um título (e subtítulo, se for o caso) conciso, de até 15 palavras, apresentado em português, inglês e espanhol, independente da língua da submissão;

- apresentar um resumo em português, espanhol e inglês – sem citações – entre 100 (cem) e 150 (cento e cinquenta) palavras, informando do que trata a proposta e sua aderência aos estudos organizacionais;

- apresentar no mínimo três e, no máximo, cinco palavras-chave em português, inglês e espanhol;

- apresentar as citações diretas traduzidas para o idioma de publicação escolhido pelos autores. A citação no idioma original deve ser colocada em uma nota de rodapé;

- apresentar, se for o caso, as citações e as referências conforme nossa adaptação dos padrões da APA (American Psychological Association). Não utilizar op. cit., ibid e termos associados;

- identificar os primeiros nomes dos autores de cada uma das referências;

- se a citação no texto tiver mais de quatro autores, apresentar o sobrenome do primeiro autor seguida de et al. Nas referências deve constar os nomes de todos os autores, conforme nossa adaptação dos padrões da APA;

- ter todos os endereços “URL” ativos.

11.3 Orientações específicas para a seção “Ensaios”

A seção “Ensaios” recebe textos acadêmicos de caráter teórico, que problematizem, de forma densa e crítica, temas de interesse da comunidade ibero-americana de estudos organizacionais, com variados enfoques ontológicos, axiológicos, éticos, estéticos, políticos, epistemológicos, teóricos, metodológicos e analíticos, e outros eventualmente não aqui descritos. Devem apresentar reflexivamente, a critério de(s) autor(es), os seguintes elementos: introdução, problematização, teorização, proposições, conclusão e referências. O ensaio a ser submetido deve: 

- estar de acordo com as diretrizes para autores;

- incluir na submissão todos os metadados indicados no formulário;

- ser digitado de forma sequencial, sem espaços ociosos, utilizando os editores de texto de maior difusão;

- estar gravado em extensão .rtf (rich text format) ou .doc. Não são aceitos trabalhos em pdf;

- ter, no máximo, 1 MB;

- ser apresentado em formato A4, com margens superior e esquerda de 3 cm, direita e inferior de 2 cm;

- ser apresentado em espaçamento simples, com fonte de 12 (doze) pontos em times new roman, e não exceder 20.000 palavras;

- usar marca de parágrafo entre os parágrafos – não deve ser usado recuo ou espaçamento automático;

- apresentar apenas notas de rodapé que sejam substantivas, portanto essenciais à compreensão dos argumentos do texto, se necessário. Elas devem ser apresentadas em numeração contínua. Não apresentar citações em notas de rodapé ou de fim de página;

- estar em condições para publicação, isto é, devidamente revisado em termos de comunicação e expressão, bem como em termos de normalização bibliográfica;

- ter inseridas no corpo do texto figuras e quadros e não no final nem em arquivo anexo, se for o caso;

- ser apresentado em português, espanhol ou inglês;

- ter um título (e subtítulo, se for o caso) conciso, de até 15 palavras, apresentado em português, inglês e espanhol, independente da língua da submissão;

- apresentar um resumo em português, espanhol e inglês – sem citações – entre 100 (cem) e 150 (cento e cinquenta) palavras, informando do que trata a proposta e sua aderência aos estudos organizacionais;

- apresentar no mínimo três e, no máximo, cinco palavras-chave em português, inglês e espanhol;

- apresentar as citações diretas traduzidas para o idioma de publicação escolhido pelos autores. A citação no idioma original deve ser colocada em uma nota de rodapé;

- apresentar, se for o caso, as citações e as referências conforme nossa adaptação dos padrões da APA (American Psychological Association). Não utilizar op. cit., ibid e termos associados;

- identificar os primeiros nomes dos autores de cada uma das referências;

- se a citação no texto tiver mais de quatro autores, apresentar o sobrenome do primeiro autor seguida de et al. Nas referências deve constar os nomes de todos os autores, conforme nossa adaptação dos padrões da APA;

- ter todos os endereços “URL” ativos.

11.4 Orientações específicas para a seção “Debates”

A seção “Debates” recebe discussões acadêmicas de alto nível a respeito de um tema de interesse da comunidade ibero-americana de estudos organizacionais, levadas a cabo em, pelo menos quatro textos, propostos por autores de instituições distintas. A ideia é que, a partir de uma proposição reflexiva inicial, sejam elaboradas pelo menos duas críticas, procurando ampliar ou contrapor o argumento inicial, e, ao final, uma resposta, elaborada pele(s) autor(es) do texto inicial. Trata-se, assim, de uma proposta necessariamente coletiva e interinstitucional. Um debate a ser submetido deve:

- estar de acordo com as diretrizes para autores;

- incluir na submissão todos os metadados indicados no formulário;

- ser digitado de forma sequencial, sem espaços ociosos, utilizando os editores de texto de maior difusão;

- estar gravado em extensão .rtf (rich text format) ou .doc. Não são aceitos trabalhos em pdf;

- ter, no máximo, 1 MB;

- ser apresentado em formato A4, com margens superior e esquerda de 3 cm, direita e inferior de 2 cm;

- ser apresentado em espaçamento simples, com fonte de 12 (doze) pontos em times new roman. A proposição inicial não deve exceder 15.000 palavras, com as referências bibliográficas, 8.000 palavras para cada uma das críticas (com as referências bibliográficas) e 6.000 palavras (com as referências bibliográficas) para a resposta.

- usar marca de parágrafo entre os parágrafos – não deve ser usado recuo ou espaçamento automático;

- apresentar apenas notas de rodapé que sejam substantivas, portanto essenciais à compreensão dos argumentos do texto, se necessário. Elas devem ser apresentadas em numeração contínua. Não apresentar citações em notas de rodapé ou de fim de página;

- estar em condições para publicação, isto é, devidamente revisado em termos de comunicação e expressão, bem como em termos de normalização bibliográfica;

- ter inseridas no corpo do texto figuras e quadros e não no final nem em arquivo anexo, se for o caso;

- ser apresentado em português, espanhol ou inglês. 

- ter um título (e subtítulo, se for o caso) conciso, de até 15 palavras, apresentado em português, inglês e espanhol, independente da língua da submissão;

- apresentar um resumo em português, espanhol e inglês – sem citações – entre 100 (cem) e 150 (cento e cinquenta) palavras, informando do que trata a proposta e sua aderência aos estudos organizacionais;

- apresentar no mínimo três e, no máximo, cinco palavras-chave em português, inglês e espanhol;

- apresentar as citações diretas traduzidas para o idioma de publicação escolhido pelos autores. A citação no idioma original deve ser colocada em uma nota de rodapé;

- apresentar, se for o caso, as citações e as referências conforme nossa adaptação dos padrões da APA (American Psychological Association). Não utilizar op. cit., ibid e termos associados;

- identificar os primeiros nomes dos autores de cada uma das referências;

- se a citação no texto tiver mais de quatro autores, apresentar o sobrenome do primeiro autor seguida de et al. Nas referências deve constar os nomes de todos os autores, conforme nossa adaptação dos padrões da APA;

- ter todos os endereços “URL” ativos.

*Observação: como se trata de, no mínimo, quatro textos, a submissão de um debate é diferente das demais contribuições. No 2º passo da submissão, transferência do manuscrito, deve ser submetida apenas o texto relativo à proposição inicial. No 3º passo, inclusão dos metadados, devem ser incluídas apenas as informações relativas ae(s) autor(es) da proposição inicial. No 4º passo da submissão, transferência de documentos suplementares, devem ser incluídos quatro arquivos: a e b) as duas críticas [sem identificação de(s) autor(es)], c) a resposta de(s) autor(es) às críticas, e d) outro arquivo, com a identificação de(s) autor(es) das críticas. A identificação de(s) autor(es) é o único desses documentos que não deve ser marcado na opção “apresentar documento aes avaliadores (sem metadados)", pois isso comprometeria a avaliação pelos pares cega. Os demais devem ter esta opção marcada porque são submetidos normalmente à avaliação dos pareceristas ad hoc.

11.5 Orientações específicas para a seção “Provocações” 

A seção “Provocações” recebe textos acadêmicos de alto nível de reflexividade nos quais e(s) autor(es), sem a mesma estrutura e rigor de um artigo original, disserte(m), de forma crítica e provocativa, sobre um tema polêmico relacionado à ampla interface entre estudos organizacionais e sociedade. Uma provocação a ser submetida deve: 

- estar de acordo com as diretrizes para autores;

- incluir na submissão todos os metadados indicados no formulário;

- ser digitada de forma sequencial, sem espaços ociosos, utilizando os editores de texto de maior difusão;

- estar gravado em extensão .rtf (rich text format) ou .doc. Não são aceitos trabalhos em pdf;

- ter, no máximo, 1 MB;

- ser apresentada em formato A4, com margens superior e esquerda de 3 cm, direita e inferior de 2 cm;

- ser apresentada em espaçamento simples, com fonte de 12 (doze) pontos em times new roman, e não exceder 15.000 palavras, com as referências bibliográficas (se for o caso);

- usar marca de parágrafo entre os parágrafos – não deve ser usado recuo ou espaçamento automático;

- apresentar apenas notas de rodapé que sejam substantivas, portanto essenciais à compreensão dos argumentos do texto, se necessário. Elas devem ser apresentadas em numeração contínua. Não apresentar citações em notas de rodapé ou de fim de página;

- estar em condições para publicação, isto é, devidamente revisada em termos de comunicação e expressão, bem como em termos de normalização bibliográfica;

- ter inseridas no corpo do texto figuras e quadros e não no final nem em arquivo anexo, se for o caso;

- ser apresentada em português, espanhol ou inglês. 

- ter um título (e subtítulo, se for o caso) conciso, de até 15 palavras, apresentado em português, inglês e espanhol, independente da língua da submissão;

- apresentar um resumo em português, espanhol e inglês – sem citações – entre 100 (cem) e 150 (cento e cinquenta) palavras, informando do que trata a proposta e sua aderência aos estudos organizacionais;

- apresentar no mínimo três e, no máximo, cinco palavras-chave em português, inglês e espanhol;

- apresentar as citações diretas traduzidas para o idioma de publicação escolhido pelos autores. A citação no idioma original deve ser colocada em uma nota de rodapé;

- apresentar, se for o caso, as citações e as referências conforme nossa adaptação dos padrões da APA (American Psychological Association). Não utilizar op. cit., ibid e termos associados;

- identificar os primeiros nomes dos autores de cada uma das referências;

- se a citação no texto tiver mais de quatro autores, apresentar o sobrenome do primeiro autor seguida de et al. Nas referências deve constar os nomes de todos os autores, conforme nossa adaptação dos padrões da APA;

- ter todos os endereços “URL” ativos.

11.6 Orientações específicas para a seção “Entrevistas” 

A seção “Entrevistas” recebe interações acadêmicas de alto nível nos quais e(s) entrevistador (es), abordem, de forma crítica e provocativa, as opiniões de uma ou mais pessoas a respeito de um tema de interface entre estudos organizacionais e sociedade. Uma entrevista a ser submetida deve: 

- estar de acordo com as diretrizes para autores;

- incluir na submissão todos os metadados indicados no formulário;

- ser digitada de forma sequencial, sem espaços ociosos, utilizando os editores de texto de maior difusão;

- estar gravado em extensão .rtf (rich text format) ou .doc. Não são aceitos trabalhos em pdf;

- ter, no máximo, 1 MB;

- ser apresentada em formato A4, com margens superior e esquerda de 3 cm, direita e inferior de 2 cm;

- ser apresentada em espaçamento simples, com fonte de 12 (doze) pontos em times new roman, e não exceder 15.000 palavras, com as referências bibliográficas (se for o caso);

- usar marca de parágrafo entre os parágrafos – não deve ser usado recuo ou espaçamento automático;

- apresentar apenas notas de rodapé que sejam substantivas, portanto essenciais à compreensão da entrevista, se necessário. Elas devem ser apresentadas em numeração contínua. Não apresentar citações em notas de rodapé ou de fim de página;

- estar em condições para publicação, isto é, devidamente revisada em termos de comunicação e expressão, bem como em termos de normalização bibliográfica;

- ser apresentada em português, espanhol ou inglês. 

- ter um título (e subtítulo, se for o caso) conciso, de até 15 palavras, apresentado em português, inglês e espanhol, independente da língua da submissão;

- apresentar um resumo em português, espanhol e inglês – sem citações – entre 100 (cem) e 150 (cento e cinquenta) palavras, informando do que trata a proposta e sua aderência aos estudos organizacionais;

- apresentar no mínimo três e, no máximo, cinco palavras-chave em português, inglês e espanhol;

- apresentar as citações diretas traduzidas para o idioma de publicação escolhido pelos autores. A citação no idioma original deve ser colocada em uma nota de rodapé;

- apresentar, se for o caso, as citações e as referências conforme nossa adaptação dos padrões da APA (American Psychological Association). Não utilizar op. cit., ibid e termos associados;

- identificar os primeiros nomes dos autores de cada uma das referências;

- se a citação no texto tiver mais de quatro autores, apresentar o sobrenome do primeiro autor seguida de et al. Nas referências deve constar os nomes de todos os autores, conforme nossa adaptação dos padrões da APA;

- ter todos os endereços “URL” ativos.

11.7 Orientações específicas para a seção “Depoimentos” 

A seção “Depoimentos” recebe textos de caráter biográfico e reflexivo no qual e(s) autor(es) faça(m) um testemunho, de forma narrativa, a respeito de um tema de interesse da comunidade ibero-americana de estudos organizacionais. Um depoimento a ser submetido deve: 

- estar de acordo com as diretrizes para autores;

- incluir na submissão todos os metadados indicados no formulário;

- ser digitado de forma sequencial, sem espaços ociosos, utilizando os editores de texto de maior difusão;

- estar gravado em extensão .rtf (rich text format) ou .doc. Não são aceitos trabalhos em pdf;

- ter, no máximo, 1 MB;

- ser apresentado em formato A4, com margens superior e esquerda de 3 cm, direita e inferior de 2 cm;

- ser apresentado em espaçamento simples, com fonte de 12 (doze) pontos em times new roman, e não exceder 12.000 palavras, com as referências bibliográficas (se for o caso);

- usar marca de parágrafo entre os parágrafos – não deve ser usado recuo ou espaçamento automático;

- apresentar apenas notas de rodapé que sejam substantivas, portanto essenciais à compreensão dos argumentos do texto, se necessário. Elas devem ser apresentadas em numeração contínua. Não apresentar citações em notas de rodapé ou de fim de página;

- estar em condições para publicação, isto é, devidamente revisado em termos de comunicação e expressão, bem como em termos de normalização bibliográfica;

- ter inseridas no corpo do texto figuras e quadros e não no final nem em arquivo anexo, se for o caso;

- ser apresentado em português, espanhol ou inglês. 

- ter um título (e subtítulo, se for o caso) conciso, de até 15 palavras, apresentado em português, inglês e espanhol, independente da língua da submissão;

- apresentar um resumo em português, espanhol e inglês – sem citações – entre 100 (cem) e 150 (cento e cinquenta) palavras, informando do que trata a proposta e sua aderência aos estudos organizacionais;

- apresentar no mínimo três e, no máximo, cinco palavras-chave em português, inglês e espanhol;

- apresentar as citações diretas traduzidas para o idioma de publicação escolhido pelos autores. A citação no idioma original deve ser colocada em uma nota de rodapé;

- apresentar, se for o caso, as citações e as referências conforme nossa adaptação dos padrões da APA (American Psychological Association). Não utilizar op. cit., ibid e termos associados;

- identificar os primeiros nomes dos autores de cada uma das referências;

- se a citação no texto tiver mais de quatro autores, apresentar o sobrenome do primeiro autor seguida de et al. Nas referências deve constar os nomes de todos os autores, conforme nossa adaptação dos padrões da APA;

- ter todos os endereços “URL” ativos.

11.8 Orientações específicas para a seção “Resenhas” 

A seção “Resenhas” recebe textos nos quais e(s) autor(es) analise(m), de forma crítica, livros, filmes, exposições, performances artísticas ou acontecimentos que sejam de interesse da comunidade ibero-americana de estudos organizacionais. A ideia é que e(s) autor(es) sintetize(m), analise(m) e critique(m) e, com isso, apresente(m) à referida comunidade, de forma reflexiva, o livro, o filme, a exposição, performance artística ou acontecimento, contribuindo ao campo de estudos organizacionais. Uma resenha a ser submetida deve: 

- estar de acordo com as diretrizes para autores;

- incluir na submissão todos os metadados indicados no formulário;

- utilizar os editores de texto de maior difusão;

- estar gravado em extensão .rtf (rich text format) ou .doc. Não são aceitos trabalhos em pdf;

- ter, no máximo, 1 MB;

- ser apresentada em formato A4, com margens superior e esquerda de 3 cm, direita e inferior de 2 cm;

- ser apresentada em espaçamento simples, com fonte de 12 (doze) pontos em times new roman, e não exceder 6.000 palavras, com as referências bibliográficas (se for o caso);

- usar marca de parágrafo entre os parágrafos – não deve ser usado recuo ou espaçamento automático;

- apresentar apenas notas de rodapé que sejam substantivas, portanto essenciais à compreensão dos argumentos do texto, se necessário. Elas devem ser apresentadas em numeração contínua. Não apresentar citações em notas de rodapé ou de fim de página;

- estar em condições para publicação, isto é, devidamente revisada em termos de comunicação e expressão, bem como em termos de normalização bibliográfica;

- ter inseridas no corpo do texto figuras e quadros e não no final nem em arquivo anexo, se for o caso;

- ser apresentada em português, espanhol ou inglês. 

- ter um título (e subtítulo, se for o caso) conciso, de até 15 palavras, apresentado em português, inglês e espanhol, independente da língua da submissão;

- apresentar um resumo em português, espanhol e inglês – sem citações – entre 100 (cem) e 150 (cento e cinquenta) palavras, informando do que trata a proposta e sua aderência aos estudos organizacionais;

- apresentar no mínimo três e, no máximo, cinco palavras-chave em português, inglês e espanhol;

- apresentar as citações diretas traduzidas para o idioma de publicação escolhido pelos autores. A citação no idioma original deve ser colocada em uma nota de rodapé;

- apresentar, se for o caso, as citações e as referências conforme nossa adaptação dos padrões da APA (American Psychological Association). Não utilizar op. cit., ibid e termos associados;

- identificar os primeiros nomes dos autores de cada uma das referências;

- se a citação no texto tiver mais de quatro autores, apresentar o sobrenome do primeiro autor seguida de et al. Nas referências deve constar os nomes de todos os autores, conforme nossa adaptação dos padrões da APA;

- ter todos os endereços “URL” ativos.

11.9 Orientações específicas para a seção “Registros fotográficos” 

A seção “Registros fotográficos” recebe narrativas reflexivas basicamente conduzidas por meio de fotografias, nas quais e(s) autor(es) trate(m) de uma temática relacionada aos interesses da comunidade ibero-americana de estudos organizacionais. Um registro fotográfico a ser submetido deve: 

- estar de acordo com as diretrizes para autores;

- incluir na submissão todos os metadados indicados no formulário;

- utilizar os editores de texto de maior difusão;

- estar gravado em extensão .rtf (rich text format) ou .doc. Não são aceitos trabalhos em pdf;

- ter, no máximo, 1 MB;

- ser apresentado em formato A4, com margens superior e esquerda de 3 cm, direita e inferior de 2 cm;

- apresentar um texto, de cerca de 2.000 palavras, que esclareça, em linhas gerais, do que trata o ensaio, e como ele dialoga com os estudos organizacionais. O texto deve estar em espaçamento simples, com fonte de 12 (doze) pontos, em times new roman;

- usar marca de parágrafo entre os parágrafos – não deve ser usado recuo ou espaçamento automático;

- não exceder a 40 laudas, com as fotografias em alta definição, e as referências bibliográficas (se for o caso);

- apresentar apenas notas de rodapé que sejam substantivas, portanto essenciais à compreensão dos argumentos do texto, se necessário. Elas devem ser apresentadas em numeração contínua. Não apresentar citações em notas de rodapé ou de fim de página;

- estar em condições para publicação, isto é, devidamente revisado em termos de comunicação e expressão, bem como em termos de normalização bibliográfica;

- ter inseridas no corpo do texto figuras e quadros e não no final nem em arquivo anexo, se for o caso;

- ser apresentado em português, espanhol ou inglês. 

- ter um título (e subtítulo, se for o caso) conciso, de até 15 palavras, apresentado em português, inglês e espanhol, independente da língua da submissão;

- apresentar um resumo em português, espanhol e inglês – sem citações – entre 100 (cem) e 150 (cento e cinquenta) palavras, informando do que trata a proposta e sua aderência aos estudos organizacionais;

- apresentar no mínimo três e, no máximo, cinco palavras-chave em português, inglês e espanhol;

- apresentar as citações diretas traduzidas para o idioma de publicação escolhido pelos autores. A citação no idioma original deve ser colocada em uma nota de rodapé;

- apresentar, se for o caso, as citações e as referências conforme nossa adaptação dos padrões da APA (American Psychological Association). Não utilizar op. cit., ibid e termos associados;

- identificar os primeiros nomes dos autores de cada uma das referências;

- se a citação no texto tiver mais de quatro autores, apresentar o sobrenome do primeiro autor seguida de et al. Nas referências deve constar os nomes de todos os autores, conforme nossa adaptação dos padrões da APA;

- ter todos os endereços “URL” ativos.

11.10 Orientações específicas para a seção “Vídeos” 

A seção “Vídeos” recebe contribuições digitais que apresentem uma sucessão reflexiva de imagens em movimento e que possam ser discutidas à luz dos estudos organizacionais. Um vídeo a ser submetido deve: 

- estar de acordo com as diretrizes para autores;

- incluir na submissão todos os metadados indicados no formulário;

- ser apresentado em arquivos que sejam executáveis nos softwares de vídeo de maior difusão;

- apresentar um texto, de cerca de 2.000 palavras, que esclareça, em linhas gerais, do que trata o vídeo, e como ele dialoga com os estudos organizacionais. O texto deve estar em espaçamento simples, com fonte de 12 (doze) pontos, em times new roman;

- usar marca de parágrafo entre os parágrafos – não deve ser usado recuo ou espaçamento automático;

- não exceder a 30 minutos de duração;

- estar em condições para publicação, isto é, devidamente editado em termos de forma e de conteúdo;

- ter explícitas no vídeo ou no texto as informações de expediente (concepção, direção, montagem, edição, roteiro etc.);

- ser apresentado em português, espanhol ou inglês. É desejável que vídeos apresentados em inglês e espanhol sejam legendados, para facilitar a compreensão;

- ter um título (e subtítulo, se for o caso) conciso, de até 15 palavras, apresentado em português, inglês e espanhol, independente da língua da submissão;

- apresentar um resumo em português, espanhol e inglês – sem citações – entre 100 (cem) e 150 (cento e cinquenta) palavras, informando do que trata a proposta e sua aderência aos estudos organizacionais;

- apresentar no mínimo três e, no máximo, cinco palavras-chave em português, inglês e espanhol.

- apresentar, se for o caso, as citações e as referências conforme nossa adaptação dos padrões da APA (American Psychological Association). Não utilizar op. cit., ibid e termos associados;

- identificar os primeiros nomes dos autores de cada uma das referências;

- se a citação no texto tiver mais de quatro autores, apresentar o sobrenome do primeiro autor seguida de et al. Nas referências deve constar os nomes de todos os autores, conforme nossa adaptação dos padrões da APA;

- ter todos os endereços “URL” ativos, se for o caso.

 

12 CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

Como parte do processo de submissão, es autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aes autores.

  1. E(s) autor(es) seguiu(ram) todos os princípios éticos e de integridade envolvidos na realização da pesquisa que deu origem ao manuscrito. Em caso de contribuições teóricas ou de revisão da literatura, o(s) autor(es) seguiu(ram) todos os procedimentos de idoneidade relativos ao uso da propriedade intelectual de terceiros.
  2. A contribuição se insere no foco e no escopo deFarol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade.
  3. A contribuição é original e inédita, e não estando sob avaliação para publicação e nem tendo sido publicada por outra revista, livro ou anais de eventos com ISSN. No caso de se tratar de material já publicado em versão anterior em anais de eventos técnico-científicos, isso deve ser obrigatoriamente informado ao editor no momento da submissão, e não pode haver mais de 500 palavras de sobreposição.
  4. A contribuição, quando teórico-empírica, apresenta apenas dados qualitativos.
  5. O arquivo da submissão está em formato compatível com os editores de texto de maior difusão, sendo apresentado em extensão .rtf (rich text format) ou .doc e tem, no máximo, 1 MB.
  6. As URLs para as referências foram informadas quando possível e estão ativas.
  7. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  8. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  9. A identificação de autoria deve ser removida, garantindo o sigilo na avaliação pelos pares. E(s) autor(es) do documento devem excluir seu(s) nomes do texto e ano usado nas referências e notas de rodapé, em vez do nome de(s) autor(es), título do artigo etc. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do arquivo.
  10. A contribuição apresenta, no máximo, quatro autores.
  11. Independente da ordem de autoria, a contribuição submetida é, no máximo, a segunda feita pelo autor ou coautor no ano.
  12. E(s) autor(es) assumem que na contribuição não há mais de 500 palavras com sobreposição em relação a outras publicações, estando ciente(s) de que acima desse limite, a contribuição será arquivada.
  13. Em caso de aceite, no caso de contribuições submetidas em português ou espanhol, es autores se comprometem a providenciar, sem ônus para Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade, uma versão em língua inglesa a partir da comunicação da decisão editorial de aceite, caso seja solicitado pela editoria. No caso de textos em inglês, o texto deve ser traduzido para o português. Ambas as versões serão publicadas.
  14. Todos os autores da contribuição que forem doutores se disponibilizam a futuramente atuar como pareceristas ad hoc nas suas respectivas áreas de competência.

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Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados em Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.