DISCURSOS MIDIÁTICOS ACERCA DA MATERNIDADE SOLO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25113/farol.v11i32.7906

Palavras-chave:

Exaustão feminina, Mãe solo, Mídia, Patriarcado, Reprodução social

Resumo

A presente pesquisa objetiva investigar quais são os discursos construídos sobre as mães solo no jornalismo brasileiro. Método: para tanto foi realizada uma pesquisa qualitativa documental com base na análise de discurso de linha francesa em reportagens vinculadas na mídia brasileira nos últimos três anos. Marco teórico: ainda visando o objetivo exposto, foi utilizada a lente teórica da Reprodução Social. Resultados: Os resultados revelam que impera ainda o discurso de normalização, naturalização e exaltação da maternidade solo – definindo a mulher com a principal responsável pelo trabalho de reprodução social. Todavia, está surgindo uma nova formação discursiva que contesta o discurso hegemônico, problematizando e desconstruindo. Conclusão: a análise de discurso em reportagens vinculadas online contribuiu para os estudos feministas expondo a realidade das mulheres na sociedade brasileira.

Biografia do Autor

Marlusa de Sevilha Gosling, UFMG

Bolsista Produtividade em Pesquisa - PQ-2, do CNPq. Possui graduação em Ciência da Computação - Bacharelado pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), mestrado em Administração pela UFMG (2001) e doutorado em Administração pela UFMG (2004) e posdoc em Gestão do Turismo na Universidade de Algarve (ESTÁGIO SENIOR, BOLSISTA CAPES 2015, INICIO 2o. SEMESTRE 2015). Atualmente é professora Associada de Marketing da Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenadora do NEECIM-TUR (Núcleo de Estudos e Estratégias em Comunicação Integrada de Marketing e Turismo) e Coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu do CEPEAD/FACE/UFMG, curso de Gestão Estratégia.

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Publicado

2024-11-20

Edição

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Artigos