UMA VIAGEM AO ENCONTRO DE DESCONSTRUÇÕES E AFETOS: CAMINHOS TRILHADOS JUNTO À PROFESSORA ELISA NA TRAJETÓRIA DE PESQUISADORAS INICIANTES

Autores

  • Eline Gomes de Oliveira Zioli Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
  • Josiane Barbosa Gouvêa Instituto Federal do Paraná (IFPR)
  • Rocío Del Pilar López Cabana Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.25113/farol.v11i30.8067

Palavras-chave:

Desconstruções, Outro, Trajetórias

Resumo

Somos três ex-orientandas da Professora Elisa, que temos em comum um profundo respeito, admiração e gratidão à ela. Quando convidadas a escrever este texto de forma coletiva, percebemos que o que melhor se adequaria ao que gostaríamos de demonstrar seria um artigo através do qual pudéssemos manifestar esses sentimentos. Optamos por fazer um texto em sua homenagem falando sobre as nossas trajetórias e como a presença da professora Elisa contribuiu com a nossa formação. Será possível perceber que fugimos aqui dos rigores acadêmicos. Com este intuito falaremos um pouco de nossa trajetória como orientandas de alguém que tem profundo zelo pelo fazer científico mas que, atrelado a isso, é profundamente humana em suas relações, mesmo aquelas que envolvem a famigerada hierarquia como a que existe entre orientadora e orientadas.

Referências

Certeau, Michel (2014). A invenção do cotidiano: artes de fazer (22a ed). Petrópolis: Vozes.

Heller, Agnes (1985). O cotidiano e a história. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Lefebvre, Henri (1991). A vida cotidiana no mundo moderno. São Paulo: Ática.

Merleau-Ponty, Maurice (2015). A fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes.

Merleau-Ponty, Maurice (2014). O visível e o invisível. São Paulo: Perspectiva.

Merleau-Ponty, Maurice (2012). A prosa do mundo. São Paulo: Cosac Naify.

Downloads

Publicado

2024-04-08

Edição

Seção

Homenagem a Elisa Yoshie Ichikawa