ASSÉDIO MORAL NA DOCÊNCIA DE ENFERMAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25113/farol.v7i18.5443

Palavras-chave:

Docentes de Enfermagem. Assédio Moral. Violência.

Resumo

Este estudo objetiva identificar fatores no trabalho docente de enfermeiros que contribuam para a ocorrência do assédio moral. Foi realizada pesquisa em bases de dados com publicações realizadas entre 2000-2018, totalizando nove textos analisados. Resultados apontaram a presença do assédio moral no processo de trabalho do docente enfermeiro de forma vertical, ascendente e descendente, e horizontal. Situações de assédio foram evidenciadas, como: humilhações, boicotes pelos alunos e pelos pares, discriminação, desrespeito, hostilidade da equipe de enfermagem nos campos de estágio, competitividade desonesta, minudência ou ausência de colaboração e integração entre docentes. A ocorrência do fenômeno apresentou-se em um contexto organizacional propiciador, não se resumindo em questões individuais. Observa-se a necessidade de adotar estratégias de enfrentamento e medidas preventivas ao assédio moral.

Biografia do Autor

Vanderléia de Lurdes Dal Castel Schlindwein, UNIR

Vanderléia de Lurdes Dal Castel Schlindwein, Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS. Graduada em Psicologia na Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul/UNIJUÍ. Professora associada na Universidade Federal de Rondônia. Tem experiência na área de Psicologia do Trabalho, com ênfase em Saúde Mental no Trabalho, pesquisando temas como prazer e sofrimento relacionado ao trabalho, assédio moral e adoecimento no trabalho e intervenções em clínica Psicodinâmica do trabalho.  

Luis Alberto Lourenço de Matos, UNIR

Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo em 2005. É professor do curso de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia - MAPSI da UNIR-RO. Tem experiência na área da Psicologia, atuando nos seguintes temas: saúde mental, saúde relacionada ao trabalhador, estresse, burnout, enfrentamento, psicodinâmica do trabalho.

Juliana Barbosa Framil, IFRO

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (2017). Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade de Educação e Meio Ambiente (2012). Atualmente é enfermeira do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia-IFRO.

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Publicado

2020-07-28

Edição

Seção

Dossiê "Trabalho, subjetividade e contemporaneidade"