Estudo sobre o Efeito das Eleições Presidenciais no Gerenciamento de Resultados de Empresas Atuantes em Setores Regulados

Autores

  • Márcio de Souza e Silva
  • Fernando Caio Galdi
  • Arilda M. C. Teixeira

Palavras-chave:

Earnings Management, Economic Regulation, Presidential Elections.

Resumo

O presente trabalho investiga o efeito da regulação econômica e das eleições presidenciais no gerenciamento de resultados das companhias no mercado de capitais brasileiro. Nesse contexto, analisa-se o gerenciamento de resultados considerando-se empresas atuantes em diversos setores da economia, mais especificamente os regulados pelo Governo Federal. Foram analisadas 339 companhias abertas com ações listadas na Bolsa de Valores de São Paulo - Bovespa, nos períodos de 1993-1995, 1997-1999, 2001-2003, 2005-2007, agrupados em setores regulados e setores com menor regulação. Os dados financeiros foram coletados da Economatica, e utilizou-se o modelo de regressão proposto por Han e Wang (1998) para a análise da prática de gerenciamento de resultados. Estes apontam para indícios de que companhias com ações listadas na Bovespa manipularam seus accruals na contabilidade para gerenciarem seus ganhos, confirmando a literatura internacional (HAN; WANG, 1998; CAHAN, 1992; JONES, 1991), segundo a qual a atenção pública interfere nos resultados publicados das companhias e, consequentemente, na elaboração da informação contábil.

Downloads

Publicado

2010-06-28

Como Citar

E SILVA, M. de S.; GALDI, F. C.; TEIXEIRA, A. M. C. Estudo sobre o Efeito das Eleições Presidenciais no Gerenciamento de Resultados de Empresas Atuantes em Setores Regulados. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 45–68, 2010. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/882. Acesso em: 24 nov. 2024.