CICLO DE APRENDIZAGEM ADEPT E O DESEMPENHO ACADÊMICO EM CONTABILIDADE DE CUSTOS

Autores

  • José Augusto Souza de Melo Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Joyce Menezes da Fonseca Tonin Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Nilson Facci Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.22561/cvr.v32i1.6369

Palavras-chave:

Educação Contábil, Contabilidade de Custos, Avaliação Diagnóstica, Ciclo de Aprendizagem ADEPT, Desempenho Acadêmico

Resumo

O Ciclo de Aprendizagem Analysis of Diagnostic Exam Prompted Teaching (ADEPT) é uma metodologia de ensino e gestão de sala de aula desenvolvida por Shoulders e Hicks (2008). Esta abordagem implica na aplicação de avaliações diagnósticas que identificam o nível de conhecimento dos estudantes em um determinado tópico antes de serem examinados em uma avaliação somativa. O objetivo deste estudo foi verificar a relação entre a aplicação do Ciclo de Aprendizagem ADEPT e o desempenho acadêmico dos estudantes matriculados na disciplina de Contabilidade e Análise de Custos em uma Universidade Pública Estadual Paranaense. Para identificar a relação entre a aplicação dos exames diagnósticos e o desempenho acadêmico foi adotada uma abordagem quase-experimental em duas turmas da disciplina de Contabilidade e Análise de Custos. Foram definidos os grupos de tratamento e controle, em que a diferença principal entre eles foi a participação ou não em um exame diagnóstico do conhecimento com antecedência de uma semana em relação à prova que determinaria a nota do bimestre. Para análise dos dados coletados foi utilizado testes de médias (t de student) e regressão múltipla. Os resultados indicam uma relação positiva entre a aplicação de avaliações diagnósticas e o desempenho dos discentes. As evidências encontradas colaboram com as pesquisas de Shoulders e Hicks (2008) e de Thomas, Bell e Shoulders (2013), e amplia a literatura ao indicar que a aplicação do Ciclo de Aprendizagem ADEPT é efetiva na melhoria do desempenho acadêmico, mesmo quando aplicada em sala de aula, de maneira coletiva.

Biografia do Autor

José Augusto Souza de Melo, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestrando em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá.

Joyce Menezes da Fonseca Tonin, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná. Professora Adjunta na Universidade Estadual de Maringá.

Nilson Facci, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná. Professor Titular na Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado

2021-03-02

Como Citar

MELO, J. A. S. de; TONIN, J. M. da F.; FACCI, N. CICLO DE APRENDIZAGEM ADEPT E O DESEMPENHO ACADÊMICO EM CONTABILIDADE DE CUSTOS. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 32, n. 1, p. 266–290, 2021. DOI: 10.22561/cvr.v32i1.6369. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/6369. Acesso em: 20 dez. 2024.