INFLUÊNCIA DO CAPITAL PSICOLÓGICO NA MOTIVAÇÃO PARA APRENDIZAGEM E AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS

Autores

  • Vinícius Costa da Silva Zonatto Universidade Regional de Blumenau (FURB), Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis (PPGCC)
  • Júlia Ziliotto Zanotto Universidade Federal de Santa Maria
  • Priscila Rodrigues da Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Larissa Degenhart Universidade Federal de Santa Maria
  • Luiz Henrique Figueira Marquezan Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.22561/cvr.v31i2.6116

Palavras-chave:

Capital psicológico, Motivação para aprender, Aquisição de conhecimentos

Resumo

A pesquisa analisa a influência do capital psicológico na motivação para aprendizagem e aquisição de conhecimentos de alunos de um curso de graduação presencial em Ciências Contábeis. Pesquisa descritiva foi realizada mediante levantamento com 235 alunos de uma IES e abordagem quantitativa, com modelagem de equações estruturais. Investigou-se três hipóteses, que versam sobre a influência direta do capital psicológico na motivação para aprendizagem (H1) e na aquisição de conhecimentos (H2) e os efeitos mediadores da motivação para aprendizagem na relação entre capital psicológico e aquisição de conhecimentos (H3). Os resultados revelaram que o capital psicológico influencia positivamente a motivação para aprendizagem e também exerce influência direta e significativa sobre a aquisição de conhecimentos. Essas evidências mostram que, quando os alunos desenvolvem seu capital psicológico, que é conceituado por Luthans et al. (2015) como o estado psicológico positivo do desenvolvimento de um indivíduo e é composto por quatro capacidades: autoeficácia, esperança, otimismo e resiliência, seu comportamento para aprendizagem é potencializado e, nessas condições, sua capacidade para aquisição de novos conhecimentos também é elevada. A motivação para aprendizagem também apresentou influência positiva na aquisição de conhecimentos, o que indica que atua como mediadora da relação entre capital psicológico e aquisição de conhecimentos. Essa mediação é complementar, em que os efeitos do capital psicológico são diretos e indiretos na aquisição de conhecimentos. Conclui-se que alunos com maior nível de capital psicológico são mais motivados para aprender e tendem a apresentar maiores níveis de conhecimentos adquiridos no curso de Ciências Contábeis. Estes achados contribuem com a gestão do curso, pois podem auxiliar no desenvolvimento de ações, no intuito de potencializar o capital psicológico dos alunos e sua motivação para aprendizagem, que refletirão positivamente na aquisição de conhecimentos.

Biografia do Autor

Vinícius Costa da Silva Zonatto, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis (PPGCC)

Pós Doutor em Ciências Contábeis (UNISINOS), Doutor em Ciências Contábeis e Administração (FURB), Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria (PPGCC/UFSM)

Júlia Ziliotto Zanotto, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel em Ciências Contábeis (UFSM). Membro do Grupo de Pesquisa em Controladoria, Contabilidade Comportamental e Sistemas de Controle Gerencial.

 

Priscila Rodrigues da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel em Ciências Contábeis (UFSM). Membro do Grupo de Pesquisa em Controladoria, Contabilidade Comportamental e Sistemas de Controle Gerencial.

Larissa Degenhart, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Ciências Contábeis e Administração (FURB), Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria (PPGCC/UFSM).

Luiz Henrique Figueira Marquezan, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Ciências Contábeis (UNISINOS), Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria (PPGCC/UFSM).

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Publicado

2020-12-05

Como Citar

ZONATTO, V. C. da S.; ZANOTTO, J. Z.; SILVA, P. R. da; DEGENHART, L.; MARQUEZAN, L. H. F. INFLUÊNCIA DO CAPITAL PSICOLÓGICO NA MOTIVAÇÃO PARA APRENDIZAGEM E AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 31, n. 3, p. 193–224, 2020. DOI: 10.22561/cvr.v31i2.6116. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/6116. Acesso em: 28 mar. 2024.