Balanço Social: o Caso das Empresas Juniores do Estado de Minas Gerais - Transformando o Tempo em Qualidade de Vida

Autores

  • Denise Carneiro dos Reis Bernardo
  • Geová José Madeira

Palavras-chave:

Balanço Social, Empresa Júnior, Empresas – Avaliação Financeira.

Resumo

   Atualmente, a mídia tem destacado as “empresas-cidadãs”, ou seja, empresas responsáveis socialmente. Todos os anos essas empresas publicam seus Balanços Sociais com o objetivo de prestar contas à sociedade e dar transparência dos seus projetos, benefícios e ações sociais dirigidas aos seus empregados, investidores, acionistas e à comunidade. A finalidade é estreitar os laços que a empresa mantém com a sociedade e meio ambiente.

   O objetivo deste trabalho foi elaborar um Balanço Social para empresas juniores visto que essas já prestam serviços sociais a vários tipos de entidades mostrando serem responsáveis socialmente. A diferença desse Balanço Social é o fato das empresas juniores não colaborarem com as instituições financeiramente mas prestando-lhes serviços. Para isso, foi definida uma maneira de mensurar financeiramente esses serviços. Foi elaborado, também, um modelo de banco de dados para abrigar as entidades que precisam de ajuda e as que se dispõem a ajudar.

   O Balanço Social elaborado tem como parâmetro e fundamentação o modelo elaborado pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas - Ibase pelo fato de ser simples e ter como objetivo ser adotado por um número cada vez maior de empresas juniores. A finalidade é que tanto o Balanço Social elaborado e o banco de dados sejam implantados nas Empresas Juniores do Estado de Minas Gerais.

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Publicado

2009-05-04

Como Citar

BERNARDO, D. C. dos R.; MADEIRA, G. J. Balanço Social: o Caso das Empresas Juniores do Estado de Minas Gerais - Transformando o Tempo em Qualidade de Vida. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 35–52, 2009. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/202. Acesso em: 28 mar. 2024.

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