Consideração do Elemento Cultural no Desenho de Sistemas de Controle de Gestão das Empresas Estrangeiras: Estudo de Casos

Autores/as

  • Adriane Fagundes Sacramento da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Josir Simeone Gomes Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palabras clave:

Controle de Gestão, Cultura Nacional, Práticas Gerenciais.

Resumen

Nas últimas décadas, pesquisadores como Geert Hofstede (1997) e Fons Trompenaars (1994) começaram a estudar o papel da cultura nacional no desenho dos sistemas de controle de gestão das organizações, pressupondo que a cultura nacional configura-se como fator importante na administração das empresas. A assim chamada “corrente divergente” propôs analisar o impacto dessas diferenças sobre os estilos de liderança, processos de negociação, gestão de pessoas, motivação e gestão de conflitos, sob a premissa de que condições particulares, de maneira geral, demandam soluções específicas, que podem se tornar inadequadas se aplicadas em outros contextos. O presente estudo tem como objetivo identificar se o elemento cultural é considerado no desenho do controle de gestão das empresas estrangeiras. Para tanto, foi analisado o caso de duas organizações de controle acionário estrangeiro localizadas na cidade do Rio de Janeiro pertencentes às dimensões: alta distância hierárquica, coletivismo, feminino, alta fuga à incerteza, proposta por Hofstede (1997). Os resultados obtidos sugerem que alguns aspectos da cultura brasileira são preservados; no entanto, verifica-se uma transferência de práticas gerenciais desenvolvidas em países de culturas diversas, que por consequência geram alguns conflitos nas organizações.

Biografía del autor/a

Adriane Fagundes Sacramento da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em economia pela UFMG e mestranda em Ciências contábeis pela UERJ.

Publicado

2011-04-08

Cómo citar

SACRAMENTO DA SILVA, A. F.; GOMES, J. S. Consideração do Elemento Cultural no Desenho de Sistemas de Controle de Gestão das Empresas Estrangeiras: Estudo de Casos. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 143–176, 2011. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/731. Acesso em: 18 jul. 2024.