O Impacto da Internacionalização sobre os Sistemas de Controle Gerencial de Empresas Brasileiras: o Caso da Método Engenharia e da Totvs S/A
Palavras-chave:
Empresas Brasileiras, Internacionalização, Método Engenharia, Totvs S/A.Resumo
O Brasil, que há dez anos se coloca entre os principais países em desenvolvimento absorvedores de investimentos diretos estrangeiros, convive com uma nova realidade na medida em que assume posição de destaque entre os maiores investidores no exterior. Com o propósito de serem capazes de competir internacionalmente, grandes empresas brasileiras têm adotado uma estratégia de expansão e crescimento internacional. A aceleração desse processo de internacionalização de empresas brasileiras que vem ocorrendo nos últimos anos promove importantes impactos nas práticas, processos organizacionais. O presente estudo tem como objetivo principal analisar o processo de internacionalização da empresa Método Engenharia e da Totvs S/A. Na Método Engenharia trata-se de um estudo de caso que busca traçar um panorama do processo de internacionalização de uma média empresa da indústria de construção que busca ser agente de mudança e progresso da Engenharia, da comunidade e de todas as pessoas envolvidas, e de uma economia emergente que conseguiu ingressar no mercado internacional, de grande concorrência e de elevada exigência. Na Totvs estudou-se o processo de internacionalização de uma empresa de software, inovação, relacionamento e suporte à gestão, líder absoluta no Brasil, a maior empresa de softwares aplicativos sediada em países emergentes e a 8ª maior do mundo no setor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.