COMPETÊNCIAS DOCENTES: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO RIO GRANDE DO SUL

Autores/as

  • Giovana Bolzan UFRGS
  • Maria Ivanice Vendruscolo UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22561/cvr.v32i3.6811

Palabras clave:

Ensino, Ciências Contábeis, Competências Docentes, Professor de Contabilidade

Resumen

Utilizando como embasamento teórico a Matriz de Competências Docentes (Vendruscolo, 2015), a pesquisa objetiva analisar o grau de esforço e a frequência de mobilização das competências docentes pelos professores de graduação em Ciências Contábeis no Rio Grande do Sul (RS). Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo e de levantamento - por meio de questionário online. Os dados foram analisados por estatística descritiva e por análise fatorial. A amostra é composta por 243 professores e/ou coordenadores de cursos de graduação presencial no RS que lecionam disciplinas do eixo de formação profissional do currículo de Ciências Contábeis. Os resultados apontam haver dificuldades dos professores para operacionalizar as competências docentes e para aplicar conhecimentos de tecnologia da informação e das teorias de ensino e aprendizagem. O artigo contribui para a busca de melhorias no processo de atuação e de profissionalização dos docentes de Ensino Superior em Ciências Contábeis. Por meio de dados empíricos, auxilia a academia e a sociedade a identificar obstáculos às práticas docentes e a propor soluções para tais dificuldades.

Biografía del autor/a

Giovana Bolzan, UFRGS

Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Maria Ivanice Vendruscolo, UFRGS

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

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Publicado

2021-12-10

Cómo citar

BOLZAN, G.; VENDRUSCOLO, M. I. COMPETÊNCIAS DOCENTES: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO RIO GRANDE DO SUL. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 32, n. 3, p. 123–164, 2021. DOI: 10.22561/cvr.v32i3.6811. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/6811. Acesso em: 19 dic. 2024.

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