ANÁLISE DO NÍVEL COGNITIVO DO EXAME DE SUFICIÊNCIA CONTÁBIL NA PERSPECTIVA DA TAXONOMIA DE BLOOM
DOI:
https://doi.org/10.22561/cvr.v31i2.5314Palabras clave:
Exame de Suficiência Contábil, Avaliação, Taxonomia de Bloom, CompetênciasResumen
A pesquisa tem como objetivo confrontar o nível cognitivo do Exame de Suficiência com as habilidades e competências requeridas do contador a partir dos objetivos educacionais da Taxonomia de Bloom. Para tanto, realizou-se a classificação de 569 questões de Contabilidade retiradas de 14 edições do Exame de Suficiência (2011.1 a 2017.2) de acordo com os seis níveis cognitivos da taxonomia. Adicionalmente foi realizado um processo de validação da classificação das questões que geraram dúvidas quanto ao nível cognitivo a que pertencem, composto de quatro etapas, mediante a colaboração de quatro especialistas, conhecedoras da Taxonomia de Bloom. Os dados foram submetidos à análise descritiva. Os resultados apontam que o Exame de Suficiência não está alinhado ao perfil esperado do contador e que o CFC (Conselho Federal de Contabilidade) precisa evoluir no sentido de avaliar se os bacharéis em Contabilidade no Brasil são capazes de acompanhar as práticas contábeis globais, ou seja, se os futuros profissionais contábeis possuem as habilidades e competências requeridas do contador no cenário nacional e internacional.
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