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DOI:
https://doi.org/10.22561/cvr.v31i1.5187Palabras clave:
Graduação em Administração, Ensino de Contabilidade Geral, Satisfação Discente, Desempenho AcadêmicoResumen
Os conhecimentos contábeis são essenciais para o administrador na execução de suas funções, uma vez que capacita os profissionais para atuarem em contextos competitivos e permeados de constantes mudanças. Nessa perspectiva, o presente estudo buscou investigar, empiricamente, a relação entre a satisfação dos alunos de graduação em Administração, acerca da disciplina de Contabilidade Geral, e o desempenho, auto reportado, obtido nesta disciplina. Para alcançar esse objetivo, realizou-se uma survey com 528 discentes do 3ª ao 8º período de sete Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas, das cidades de Floriano-PI, Teresina-PI, Picos-PI e Parnaíba-PI que ofertam o curso de graduação em Administração presencialmente, utilizando, para coleta de dados, o questionário proposto por Paswan e Young (2002) e adaptado ao contexto brasileiro por Beuren, Cunha, Theiss, & Cordeiro (2013). Quanto aos resultados, foram obtidos indícios empíricos que possibilitaram validar a proposta de modelar a “Satisfação Discente” como um construto de segunda ordem, sendo notado, que, o “envolvimento do professor” mostrou-se o construto mais relevante, dentre os investigados, para explicar a satisfação discente. Adicionalmente, observou-se que a “Satisfação Discente” apresenta uma relação direta e positiva no rendimento acadêmico auto reportado (β=0,128; p<0,001), independentemente do efeito das variáveis de controle gênero, idade, período do curso e instituição de ensino. Esses achados mostram-se relevantes ao contribuir para a discussão e análise das peculiaridades e carências no ensino das disciplinas de Contabilidade no curso de Administração, possibilitando que os coordenadores e docentes repensem e proponham ações para a otimização do ensino de Contabilidade para não contadores.
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