ENSINO DA DISCIPLINA DE CONTABILIDADE GERAL EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: UMA ANÁLISE EMPÍRICA DA RELAÇÃO ENTRE A SATISFAÇÃO E O DESEMPENHO DISCENTE

Autores

  • Tatiane Silva Carmo Discente da Universidade Federal do Piauí
  • João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento Universidade Federal do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0003-3505-372X
  • Flávia Lorenne Sampaio Barbosa, Profª. Drª. Professora da Universidade Federal do Piauí http://orcid.org/0000-0002-4804-9538
  • Maurício Mendes Boavista de Castro

DOI:

https://doi.org/10.22561/cvr.v31i1.5187

Palavras-chave:

Graduação em Administração, Ensino de Contabilidade Geral, Satisfação Discente, Desempenho Acadêmico

Resumo

Os conhecimentos contábeis são essenciais para o administrador na execução de suas funções, uma vez que capacita os profissionais para atuarem em contextos competitivos e permeados de constantes mudanças. Nessa perspectiva, o presente estudo buscou investigar, empiricamente, a relação entre a satisfação dos alunos de graduação em Administração, acerca da disciplina de Contabilidade Geral, e o desempenho, auto reportado, obtido nesta disciplina. Para alcançar esse objetivo, realizou-se uma survey com 528 discentes do 3ª ao 8º período de sete Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas, das cidades de Floriano-PI, Teresina-PI, Picos-PI e Parnaíba-PI que ofertam o curso de graduação em Administração presencialmente, utilizando, para coleta de dados, o questionário proposto por Paswan e Young (2002) e adaptado ao contexto brasileiro por Beuren, Cunha, Theiss, & Cordeiro (2013). Quanto aos resultados, foram obtidos indícios empíricos que possibilitaram validar a proposta de modelar a “Satisfação Discente” como um construto de segunda ordem, sendo notado, que, o “envolvimento do professor” mostrou-se o construto mais relevante, dentre os investigados, para explicar a satisfação discente. Adicionalmente, observou-se que a “Satisfação Discente” apresenta uma relação direta e positiva no rendimento acadêmico auto reportado (β=0,128; p<0,001), independentemente do efeito das variáveis de controle gênero, idade, período do curso e instituição de ensino. Esses achados mostram-se relevantes ao contribuir para a discussão e análise das peculiaridades e carências no ensino das disciplinas de Contabilidade no curso de Administração, possibilitando que os coordenadores e docentes repensem e proponham ações para a otimização do ensino de Contabilidade para não contadores.

Biografia do Autor

Flávia Lorenne Sampaio Barbosa, Profª. Drª., Professora da Universidade Federal do Piauí

Doutora em Administração.

Maurício Mendes Boavista de Castro

Mestre em Economia, Doutorando em Administração

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Publicado

2020-03-30

Como Citar

CARMO, T. S.; NASCIMENTO, J. C. H. B. do; BARBOSA, F. L. S.; CASTRO, M. M. B. de. ENSINO DA DISCIPLINA DE CONTABILIDADE GERAL EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: UMA ANÁLISE EMPÍRICA DA RELAÇÃO ENTRE A SATISFAÇÃO E O DESEMPENHO DISCENTE. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 31, n. 1, p. 105–135, 2020. DOI: 10.22561/cvr.v31i1.5187. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/5187. Acesso em: 28 mar. 2024.