DESAFIOS PERCEBIDOS POR ALUNOS SURDOS NO ENSINO DA DISCIPLINA DE CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA NOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22561/cvr.v30i3.4803Palabras clave:
Ensino de Contabilidade Introdutória, Inclusão de alunos surdos, Teoria Histórico-cutural.Resumen
Este estudo se propõe a investigar quais são os desafios percebidos pelos alunos surdos no ensino da disciplina de Contabilidade Introdutória nos cursos de Contabilidade e Administração. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou de entrevistas semiestruturadas com os dados examinados pela técnica de análise de conteúdo. Foi realizada entre março/2017 e março/2018, tendo como sujeitos alunos surdos. Está fundamentada na teoria histórico-cutural, nos pressupostos de Vigotsky (1989, 1991 e 1997). Como exemplos dos desafios identificados tem-se: [1] a barreira da linguagem; [2] a falta de conhecimento e de sensibilidade em relação à surdez; [3] a resistência com relação às adaptações possíveis de estratégias de ensino, de materiais e de utilização de recursos que facilitam a aprendizagem para alunos surdos; [4] a falta de sinais para representar os termos técnicos. Como contribuição traz sugestões para uma melhora no ensino de contabilidade nessa perspectiva da inclusão de surdos no ensino regular.
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