CUSTO TOTAL DE USO E PROPRIEDADE: UM MODELO PARA COMPRA DE VEÍCULOS DE TRANSPORTE DE CARGAS
DOI:
https://doi.org/10.22561/cvr.v29i3.4158Palabras clave:
Custo total de uso e propriedade, Transporte de cargas, Design science research.Resumen
A análise do custo total de uso e propriedade (TCO) pelas empresas de transporte rodoviário de cargas é uma alternativa relevante para melhorar as decisões de compra, gerar valor e aumentar a competitividade. No entanto, não são observados na literatura modelos específicos para o setor. Em face desta compreensão, este trabalho tem como objetivo avaliar categorias de custos relevantes de TCO para a decisão de compra de veículos de transporte rodoviário de cargas. Para o desenvolvimento do modelo, utiliza-se a metodologia baseada na Design Science Research. A validação é feita a partir de um levantamento com gestores que participam ou já participaram de decisões relacionadas à compra de caminhões. Os resultados atestam a influência das categorias de custos incorporadas e sugerem que a sua utilização tende a proporcionar maior e melhor compreensão dos custos relevantes para as decisões de compra. A aplicação do modelo é proposta à compra de veículos de transporte rodoviário de cargas, suportando decisões de até dez diferentes tipos de veículos da respectiva classe de problema.
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