MENSURAÇÃO DOS CUSTOS LOGÍSTICOS ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA GRÁFICA
Palavras-chave:
Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, Gestão de Custos, Mensuração dos Custos LogísticosResumo
A logística tem sido reconhecida pelos meios acadêmico e empresarial como uma atividade relevante para o sucesso dos negócios. Um elemento de sua avaliação encontra-se na gestão de custos decorrentes dessa atividade. Diante disso, o objetivo deste artigo é investigar como ocorre a mensuração dos custos logísticos em uma indústria gráfica que reestruturou sua área de logística. Trata-se de um estudo de caso único desenvolvido no primeiro semestre de 2014 e abrangeu o período de janeiro a dezembro de 2013. Os principais achados indicam que a reestruturação da área de logística realizada pela empresa demandou o mapeamento das atividades e a mensuração dos respectivos custos. Identificou-se também que o controle dos custos logísticos se divide em custos inbound e outbound, sendo o elemento frete o custo mais significativo. A representatividade do total dos custos logísticos corresponde a 5,9% do faturamento bruto da empresa no período analisado. Parte dos custos logísticos figura como oculto nos relatórios da empresa.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.