CUSTO TOTAL DE USO E PROPRIEDADE (TCO): ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA GRÁFICA DO RIO GRANDE DO SUL (RS)
Palavras-chave:
Gestão Estratégica de Custos, Ciclo de Vida, Custo Total de Uso e Propriedade (TCO).Resumo
O processo de automação industrial tem demandado contínuos investimentos empresariais e, neste ambiente, conhecer os custos associados ao ciclo de vida de um produto auxilia no planejamento e utilização de recursos corporativos. Diante disso, o objetivo do artigo é investigar o uso da técnica do custo total de uso e propriedade (TCO) por uma indústria gráfica do RS, na aquisição de um equipamento industrial. Trata-se de um estudo de caso único desenvolvido no 2º semestre de 2014, com base em uma aquisição realizada em 2013. Os principais achados indicam que a denominação TCO não era conhecida por todos os gestores, apesar de a utilizarem ainda que de forma parcial. As principais categorias de custos identificadas foram custos de transação, qualidade, ciclo de vida, manutenção reparo e operação (MRO), gestão de pessoal e tecnológico. O ciclo de vida da tecnologia do equipamento foi avaliado em seis anos. Identificou-se também que os custos diretos associados à compra e considerados pela empresa representam apenas 53,2 % do custo total do equipamento, permanecendo os demais custos como ocultos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.