Gestão de Custos da Logística Verde: Análise Exploratória das Contribuições Empírico-Teóricas de Pesquisa
Palavras-chave:
Gestão de custos, Logística verde, Microanálise.Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar as contribuições empírico-teóricas da pesquisa em gestão de custos da logística verde, por meio de uma pesquisa exploratória e descritiva, bibliográfica e qualitativa. A fonte dos dados foi a Business Source Complete – EBSCO Host, no período de 1969 a 2014 e foi utilizada a técnica analítica da microanálise para interpretação dos resultados. Os principais resultados indicam que as contribuições da pesquisa em gestão de custos da logística verde estão relacionadas: ao custo de implantação de tecnologias avançadas de produção; à gestão de compras e de estoques e as fontes alternativas de fornecimento de produtos; às informações de custos, com relação ao valor agregado e valor não agregado de forma sistemática, fornecida pelo Custeio Baseado em Atividades – ABC; à gestão dos impactos ambientais negativos do transporte de mercadorias; e à implementação de uma gestão da cadeia de abastecimento verde.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.