Gerenciamento de Resultados no Setor Público: Análise por meio das Contas Orçamentárias Outras Receitas e Despesas Correntes dos Municípios de Santa Catarina

Autores

  • Paulo Sérgio Almeida dos Santos
  • Débora Gomes Machado
  • Jorge Eduardo Scarpin

Resumo

Os fatores impulsionadores desta pesquisa estão ligados ao objeto de gerenciamento de resultados, às condições que lhe dão origem e ao modelo de teste empírico para sua mensuração no âmbito do setor público municipal. Desse modo, o objetivo central deste estudo se constitui em identificar se os municípios catarinenses gerenciam os seus resultados por meio de outras receitas e despesas correntes para auferir equilíbrio orçamentário. A pesquisa se desenvolveu pelo raciocínio dedutivo, caracterizou-se como pesquisa descritiva, documental e quantitativa e utilizou a aplicação de dois modelos de regressão múltipla adaptada de Rodrigues (2007). O período de estudo corresponde aos exercícios de 2005 a 2008 e a população de estudo está representada pelas entidades públicas brasileiras instaladas no Estado de Santa Catarina, e a amostra abrangeu 277 municípios. Os achados da pesquisa apontam que os municípios catarinenses se utilizam da conta de outras receitas correntes e outras despesas correntes para gerenciarem seus resultados contábeis com o objetivo de auferir o equilíbrio orçamentário. 

Downloads

Publicado

2013-04-29

Como Citar

SANTOS, P. S. A. dos; MACHADO, D. G.; SCARPIN, J. E. Gerenciamento de Resultados no Setor Público: Análise por meio das Contas Orçamentárias Outras Receitas e Despesas Correntes dos Municípios de Santa Catarina. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 23, n. 4, 2013. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/2001. Acesso em: 11 ago. 2022.