Gerenciamento de Resultados no Setor Público: Análise por meio das Contas Orçamentárias Outras Receitas e Despesas Correntes dos Municípios de Santa Catarina
Resumo
Os fatores impulsionadores desta pesquisa estão ligados ao objeto de gerenciamento de resultados, às condições que lhe dão origem e ao modelo de teste empírico para sua mensuração no âmbito do setor público municipal. Desse modo, o objetivo central deste estudo se constitui em identificar se os municípios catarinenses gerenciam os seus resultados por meio de outras receitas e despesas correntes para auferir equilíbrio orçamentário. A pesquisa se desenvolveu pelo raciocínio dedutivo, caracterizou-se como pesquisa descritiva, documental e quantitativa e utilizou a aplicação de dois modelos de regressão múltipla adaptada de Rodrigues (2007). O período de estudo corresponde aos exercícios de 2005 a 2008 e a população de estudo está representada pelas entidades públicas brasileiras instaladas no Estado de Santa Catarina, e a amostra abrangeu 277 municípios. Os achados da pesquisa apontam que os municípios catarinenses se utilizam da conta de outras receitas correntes e outras despesas correntes para gerenciarem seus resultados contábeis com o objetivo de auferir o equilíbrio orçamentário.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.