GESTÃO SOCIOAMBIENTAL EM INSTITUIÇÕES BANCÁRIAS NO BRASIL: UMA ANÁLISE A LUZ DOS RELATÓRIOS ANUAIS DE SUSTENTABILIDADE
Palavras-chave:
Gestão Ambiental, Indicadores, SustentabilidadeResumo
No ambiente empresarial, a reflexão sobre o tema sustentabilidade demonstra uma tendência crescente entre as instituições financeiras em incorporar o seu significado no desenvolvimento de suas atividades. Essa pesquisa teve como objetivo verificar os principais indicadores de sustentabilidade apresentados pelas instituições financeiras bancárias que evidenciam seu compromisso com a sociedade, bem como os temas e políticas sustentáveis priorizados nos relatórios anuais de sustentabilidade. O delineamento metodológico do estudo em questão foi de caráter qualitativo e quantitativo, por meio das análises de conteúdo e correspondência - ANACOR. Para o tratamento dos dados qualitativos referentes as inferências dos relatórios anuais de sustentabilidade das instituições financeiras, no período de 2007 a 2013, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, com o auxílio do software NVIVO. Para o tratamento estatístico quantitativo utilizou-se o software SPSS 20. Pode-se concluir que os principais indicadores direcionadores das ações sustentáveis são: o subgrupo emissões de efluentes e resíduos, seguidas pelo indicador energia. Os principais programas socioambientais realizados para mitigar impactos socioambientais foram a gestão das emissões e as compensações voluntárias. As instituições financeiras bancárias, de um modo geral, demonstram um panorama das principais iniciativas para mitigar impactos sob a ótica econômica, social e ambiental.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.