Custos de Comercialização da Exportação de Cafés Especiais por uma Cooperativa do Sul de Minas Gerais

Autores/as

  • Josimária Lima Ribeiro de Oliveira
  • Sidney Lino de Oliveira
  • Antônio Artur de Souza

Palabras clave:

Café – Exportação. Café – Comercialização. Café - Preços

Resumen

   Os custos de comercialização são difíceis de serem mensurados pelos produtores/comercializadores para a formação de preço do café especial. O café especial apresenta um crescimento expressivo no Brasil desde o final do século XX, porque os produtores brasileiros negociam o preço baseado no valor do produto, aumentando a lucratividade. No entanto, para que a venda seja efetivada, o produtor/comercializador necessita desenvolver canais de comercialização que o aproximem mais do consumidor final para que a rentabilidade seja maximizada. Esta ação aumenta os custos de comercialização. De forma descritiva e exploratória o artigo demonstra a estimação dos custos de comercialização para a formação de preço na exportação de cafés especiais, por meio de um estudo de caso na cooperativa Sancoffee. Os produtores/comercializadores apresentaram dificuldade em mensurar os custos de comercialização para proceder à formação de preço, no entanto, foi possível desenvolver a definição dos componentes de custos e inserir os custos em um sistema de apoio à decisão para a formação de preço do café especial. O sistema apresentou êxito e é utilizado atualmente pela cooperativa.

Publicado

2009-05-07

Cómo citar

DE OLIVEIRA, J. L. R.; DE OLIVEIRA, S. L.; DE SOUZA, A. A. Custos de Comercialização da Exportação de Cafés Especiais por uma Cooperativa do Sul de Minas Gerais. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 31–53, 2009. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/269. Acesso em: 21 nov. 2024.