Análise da Aplicabiliade do Sistema de Custeio Baseado em Atividades em um Hospital Público
Palavras-chave:
Custeio Baseado em Atividades. Hospitais – Administração. Hospitais Públicos – Gestão. Hospital Universitário Regional de MaringáResumo
Este trabalho trata das ferramentas de gestão em organizações hospitalares, com ênfase nos sistemas de custeio como instrumento da gestão financeira para a mensuração dos custos dos serviços prestados e a geração das informações para a tomada de decisão. Seu objetivo principal consiste, primeiro, em avaliar a aplicabilidade do sistema de custeio baseado em atividades como instrumento da gestão financeira nas organizações hospitalares e, segundo, em comparar os resultados obtidos com aqueles proporcionados pelo sistema de custeio tradicional. O estudo empírico foi realizado no setor de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Universitário Regional de Maringá. A coleta de dados deu-se por meio de entrevistas com profissionais que trabalham no setor, de observação direta e de pesquisa documental. Verificou-se que o hospital estudado não utiliza adequadamente as ferramentas de gestão financeira, fazendo uso do sistema de custeio tradicional para mensurar os custos dos serviços prestados. O estudo evidenciou que é viável implantar o sistema de custeio baseado em atividades em organizações hospitalares por apresentar informações mais úteis para a administração financeira do que o sistema de custeio tradicional. O trabalho também concluiu que, em relação ao sistema de custeio baseado em atividades, é necessário que os hospitais públicos disponham de subsídios necessários a sua implantação, manutenção e geração das informações.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.