A Profissão Contábil está em Crise? Uma Opinião sobre os Constantes Questionamentos sobre a Profissão Contábil
Palabras clave:
Auditoria Contábil, Teoria Contábil, Contabilidade.Resumen
Nosso propósito aqui é o de discutir as críticas que estão atingindo as informações contábeis e conseqüentemente a profissão. Buscaremos relacionar a teoria contábil e os casos de “fraudes”, procurando separá-los, através do enfoque à Ciência Contábil, à profissão de Contador e a atividade de auditoria.
Inicialmente, temos que distinguir a falta de independência profissional, das questões ética e moral, para uma ciência que é traduzida por pessoas, nas quais se classificam de boa ou má índole.
Entendemos que a profissão contábil não está em crise. Assim como o erro de um profissional de outra área qualquer, não determina a crise da sua profissão. O que temos, e isso é verdade, é uma desconfiança com relação à veracidade das informações divulgadas pelas empresas, da atuação da auditoria contábil, e um questionamento chave nos casos Enron, Xerox, Wordcom e outros, da independência profissional. Sem deixar de destacar as atitudes um tanto quanto questionáveis e de interesse pessoais dos executivos destas empresas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.