Aspectos sobre a Utilização do Método do Caso no Ensino da Contabilidade: uma Abordagem Inicial

Autores

  • Edmar Aparecido de Souza
  • José Carlos Marion

Palavras-chave:

Método do Caso, Ensino Contábil, Ensino da Contabilidade.

Resumo

   O objetivo do artigo é apresentar o método do caso como uma metodologia de ensino útil e eficaz no que diz respeito à contextualização do aluno à realidade prática dos negócios empresariais. Desta forma, aborda num primeiro momento o que é um CASO e as definições do que seja o método de ensino denominado MÉTODO DO CASO, alertando para o fato de que muitas vezes o método é confundido com exercícios que contém “historinhas”. Na seqüência é apresentada uma discussão sobre as dificuldades que um CASO pode apresentar, dando ênfase às dimensões que o mesmo apresenta, terminando com os estágios de aprendizagem com um CASO na aplicação do método. Em linhas gerais, este artigo traz ao leitor um pouco mais de profundidade sobre o que é o Método de Caso em si, podendo despertar-lhe o anseio de conhecer sua aplicação em diferentes realidades educacionais.

Downloads

Publicado

2009-04-30

Como Citar

DE SOUZA, E. A.; MARION, J. C. Aspectos sobre a Utilização do Método do Caso no Ensino da Contabilidade: uma Abordagem Inicial. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 09–32, 2009. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/174. Acesso em: 5 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)