Avaliação financeira de marcas: há evidência empírica entre valor de mercado (Bovespa) e valor de marca (Brand Finance)?
Palabras clave:
Avaliação financeira de marcas, valor das empresas e análise econométricaResumen
O presente artigo traz uma evidência empírica na relação entre valor de mercado das empresas listadas na Bovespa com seu respectivo valor de marca calculado pela consultoria Brand Finance. Por meio de análise econométrica em painel (efeito fixo e efeito aleatório), verificou-se relação significante entre o valor de mercado de empresas listadas na Bovespa e seus respectivos valores de marca, calculados pela consultoria Brand Finance. Apesar dessa evidência, não há ainda suporte teórico para a contabilização da marca separadamente dos demais ativos nos balanços das empresas.Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.