Avaliação financeira de marcas: há evidência empírica entre valor de mercado (Bovespa) e valor de marca (Brand Finance)?

Autores/as

  • Alan Nader Ackel Ghani Doutorando FEA/USP
  • Roy Martelanc FEA-USP
  • Edson Crescitelli FEA-USP

Palabras clave:

Avaliação financeira de marcas, valor das empresas e análise econométrica

Resumen

O presente artigo traz uma evidência empírica na relação entre valor de mercado das empresas listadas na Bovespa com seu respectivo valor de marca calculado pela consultoria Brand Finance. Por meio de análise econométrica em painel (efeito fixo e efeito aleatório), verificou-se relação significante entre o valor de mercado de empresas listadas na Bovespa e seus respectivos valores de marca, calculados pela consultoria Brand Finance. Apesar dessa evidência, não há ainda suporte teórico para a contabilização da marca separadamente dos demais ativos nos balanços das empresas.

Biografía del autor/a

Roy Martelanc, FEA-USP

Professsor Doutor do curso de Pós Graduação em Administração de Empresas (Finanças) na FEA-USP

Edson Crescitelli, FEA-USP

Professor Doutor do curso de Pós Graduação em Administração de Empresas (Marketing) na FEA-USP

Publicado

2013-04-26

Cómo citar

GHANI, A. N. A.; MARTELANC, R.; CRESCITELLI, E. Avaliação financeira de marcas: há evidência empírica entre valor de mercado (Bovespa) e valor de marca (Brand Finance)?. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 61–82, 2013. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/1521. Acesso em: 18 jul. 2024.

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