Efeito no Preço das Ações Ingressantes no Ibovespa
Palavras-chave:
Inclusões no Ibovespa, Mercado de Capitais, Estudo de Eventos.Resumo
O objetivo do presente artigo é verificar se as ações que foram incluídas no Ibovespa (Índice Bovespa) apresentam retornos anormais significativos em torno da data do anúncio da inclusão (prévia) e da data da efetiva inclusão. Analisaram-se os ingressos no Ibovespa entre setembro de 1994 e setembro de 2009. No total, 55 inclusões foram analisadas. Para cada ação ingressante, foi calculado o retorno anormal acumulado dentro de uma janela de evento, tomando como base o modelo de mercado. Posteriormente, a média dos retornos anormais acumulados foi testada para verificar se é significativamente diferente de zero. Foram testadas diversas janelas de evento e foram considerados três eventos: duas prévias (30 e 15 dias para a entrada em vigor da carteira) e a efetiva inclusão. Os resultados da análise em torno da efetiva inclusão indicam a existência de um retorno anormal significativamente positivo antes do evento, um retorno anormal significativamente negativo após o evento e a ausência de retornos anormais significativos em torno do evento, sugerindo um efeito não permanente, em linha com a “price pressure hypothesis”. A média dos retornos anormais foi testada por meio do teste t, e a normalidade das distribuições, por meio do teste Jarque-Bera. Este artigo traz mais evidências com relação ao efeito no preço associada à mudança de composição de índices de mercado ao analisar as inclusões no Ibovespa.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.