RELAÇÃO ENTRE A QUALIDADE DA INFORMAÇÃO RECEBIDA E O NÍVEL DE DESEMPENHO INDIVIDUAL NOS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS: UMA INVESTIGAÇÃO JUNTO AOS PROFISSIONAIS CONTÁBEIS
DOI:
https://doi.org/10.22561/cvr.v29i2.3854Keywords:
Qualidade da informação, Processos organizacionais, Desempenho.Abstract
O cenário contemporâneo é balizado por um intenso fluxo de informações, o que imprime uma característica ímpar ao mercado de negócios mundial. Com efeito, as atividades desempenhadas pelos profissionais da contabilidade recebem impactos diretos das informações geradas pelas operações. Esta pesquisa foi desenvolvida no intuito de investigar a relação entre a qualidade da informação recebida pelos profissionais contábeis e o nível de desempenho individual nos processos organizacionais. Para tanto, conduziu-se um estudo junto aos profissionais da contabilidade, com formação base em Ciências Contábeis, situados no Estado do Paraná. O instrumento adotado para coleta de dados foi um questionário estruturado, parcialmente adaptado de modelos teóricos já validados pela literatura, sendo aplicado por intermédio da plataforma eletrônica SurveyDox®. O instrumento captou a percepção dos indivíduos por meio de uma escala adaptada do tipo Likert de 0-10 pontos (variando entre discordo totalmente e concordo totalmente). A análise dos dados foi de natureza quantitativa, sendo empreendida mediante execução de estatísticas descritivas, teste Kruskal-Wallis e correlação canônica. A partir do modelo de correlação canônica foi possível constatar uma relação entre a qualidade da informação recebida e o desempenho no nível dos processos, contudo, outros fatores, que não extensivamente capturados pelo modelo teórico adotado, também impactam nesta relação. Esses achados promovem reflexões que distendem a própria lógica dos estudos sobre o sucesso do sistema de informações, pois que sinalizam que as representações mentais dos indivíduos sobre a qualidade podem provocar a falência do sistema, mesmo quando do investimento sumário em tecnologia da informação.
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