CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS E AS NOVAS DCNS DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: ENTRE A TERRA ARRASADA E O PUXADINHO
DOI:
https://doi.org/10.22561/cvr.v36i3.9162Palavras-chave:
Diretrizes Curriculares Nacionais, Ciências ContábeisResumo
Neste editorial, os autores retomam o debate acerca da necessidade de uma reorientação consistente das bases do ensino e da aprendizagem na formação contábil. Essa reestruturação se mostra essencial frente às exigências trazidas pelas novas Diretrizes Curriculares Nacionais, que não podem ser enfrentadas com ajustes superficiais, improvisados ou meramente burocráticos. Eles argumentam que o currículo não deve ser compreendido como um artefato estático ou meramente normativo. Ao contrário, ele deve assumir um papel transformador, sendo capaz de induzir mudanças efetivas nas práticas pedagógicas, nos processos avaliativos e nas dinâmicas de interação em sala de aula, a fim de viabilizar uma formação verdadeiramente orientada por competências.
Referências
Apple, M. W. (2006). Ideologia e currículo. Artmed.
Apple, M. W. (2013). Can education change society? Routledge.
Bernstein, B. (1971). Class, codes and control (Vol. 1). Routledge & Kegan Paul.
Bernstein, B. (1996). A estruturação do discurso pedagógico: Classe, códigos e controle. Vozes.
Bernstein, B. (2003). Class, codes and control: Towards a theory of educational transmissions (Vol. 4, 2nd ed.). Routledge.
Ferreira, M. M., & Meurer, A. M. (2024). Ensino por competências na contabilidade: Desafios e perspectivas. Revista Mineira de Contabilidade. https://doi.org/10.51320/rmc.v26i1.1731
Gesser, V., & Ranghetti, D. S. (2011). O currículo no ensino superior: Princípios epistemológicos para um design contemporâneo. Revista e-curriculum, 7(2), 1-23.
Perrenoud, P. (1999). Construir competências: Virar as costas aos saberes? Revista Pátio, 3, 15-19.
Sacristán, J. G. (2000). O currículo: Uma reflexão sobre a prática. Artmed.
Stenhouse, L. (1984). Investigación y desarrollo del currículum. Morata.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.