FACHADAS ORGANIZACIONAIS E DIVULGAÇÃO VOLUNTÁRIA DO GUIDANCE

ANÁLISE ENTRE EMPRESAS INVESTIGADAS PELA POLÍCIA FEDERAL

Autores

  • Vagner Alves Arantes Universidade Federal do Paraná – UFPR
  • Franciele Machado de Souza Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Ivonaldo Brandani Gusmão Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.22561/cvr.v34i2.7593

Palavras-chave:

Hipocrisia Organizada, Reputação Corporativa, Desempenho da Empresa

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar as fachadas organizacionais recorrentes nos relatórios de guidance das empresas investigadas nas operações Carne Fraca, Lava Jato e Zelotes da Polícia Federal. Questionam-se os reflexos das investigações da Polícia Federal nas fachadas organizacionais nos relatórios de guidance das empresas investigadas. O universo da pesquisa é formado pelas empresas que divulgaram o guidance entre 2010 e 2020 e que foram objeto de denúncia de investigação naquelas operações sob o comando da Polícia Federal. Utilizou-se da técnica da análise de conteúdo sob a perspectiva da teoria da hipocrisia organizada, materializada pelo uso das fachadas organizacionais. Verificou-se que as empresas utilizaram as três fachadas organizacionais: Racional, Progressista e de Reputação. A variabilidade de fachadas encontradas está associada às investigações promovidas pela Polícia Federal uma vez que impactam a imagem da empresa frente ao mercado e, consequentemente, podem influenciar a reputação e a forma como é percebida pelos investidores. As evidências encontradas sugerem que esse cenário parece ser ideal para a construção e adoção de tipos alternativos de fachadas organizacionais que podem mascarar comportamentos, omissões e/ou situações adversas. Os resultados permitiram inferir sobre como uma empresa pode utilizar a divulgação corporativa para gerenciar as percepções dos stakeholders. Essas evidências empíricas contribuem para o desenvolvimento da literatura sobre como a empresa pode utilizar-se da divulgação do guidance para gerenciar as percepções dos stakeholders a partir de denúncias de corrupção de investigação por parte da Polícia Federal.

Biografia do Autor

Vagner Alves Arantes, Universidade Federal do Paraná – UFPR

Doutor em Contabilidade e Finanças pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Professor do Curso de Ciências Contábeis na Universidade Federal do Paraná – UFPR. Endereço: Av. Prefeito Lothário Meissner, 668-794, Bairro Jardim Botânico, Curitiba, PR, 82590-300, e-mail: vagner.arantes@ufpr.br ou vagneralvesarantes@gmail.com, (41) 3360-4362.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8191-3837

Franciele Machado de Souza, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Doutora em Contabilidade e Finanças pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Professora do Curso de Ciências Contábeis na Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, Campus Central, Praça Santos Andrade, 01, Centro, Ponta Grossa, PR, CEP 84010-330, e-mail: fmsouza@uepg.br, (42) 98840-3887.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5681-8704

Ivonaldo Brandani Gusmão, Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO

Doutor em Contabilidade e Finanças pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Professor do Curso de Ciências Contábeis na Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, Campus Santa Cruz, Rua Padre Salvatore Renna, 875, Bairro Santa Cruz, Guarapuava, PR, 85015-430, e-mail: ivonaldo@unicentro.br, (42) 3621-1067.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0444-818X

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Publicado

2023-11-30

Como Citar

ARANTES, V. A.; SOUZA, F. M. de; GUSMÃO, I. B. FACHADAS ORGANIZACIONAIS E DIVULGAÇÃO VOLUNTÁRIA DO GUIDANCE: ANÁLISE ENTRE EMPRESAS INVESTIGADAS PELA POLÍCIA FEDERAL. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 34, n. 2, p. 125–151, 2023. DOI: 10.22561/cvr.v34i2.7593. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/7593. Acesso em: 3 maio. 2024.