COMPETÊNCIAS DOCENTES: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.22561/cvr.v32i3.6811Palavras-chave:
Ensino, Ciências Contábeis, Competências Docentes, Professor de ContabilidadeResumo
Utilizando como embasamento teórico a Matriz de Competências Docentes (Vendruscolo, 2015), a pesquisa objetiva analisar o grau de esforço e a frequência de mobilização das competências docentes pelos professores de graduação em Ciências Contábeis no Rio Grande do Sul (RS). Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo e de levantamento - por meio de questionário online. Os dados foram analisados por estatística descritiva e por análise fatorial. A amostra é composta por 243 professores e/ou coordenadores de cursos de graduação presencial no RS que lecionam disciplinas do eixo de formação profissional do currículo de Ciências Contábeis. Os resultados apontam haver dificuldades dos professores para operacionalizar as competências docentes e para aplicar conhecimentos de tecnologia da informação e das teorias de ensino e aprendizagem. O artigo contribui para a busca de melhorias no processo de atuação e de profissionalização dos docentes de Ensino Superior em Ciências Contábeis. Por meio de dados empíricos, auxilia a academia e a sociedade a identificar obstáculos às práticas docentes e a propor soluções para tais dificuldades.
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