CICLO DE APRENDIZAGEM ADEPT E O DESEMPENHO ACADÊMICO EM CONTABILIDADE DE CUSTOS
DOI:
https://doi.org/10.22561/cvr.v32i1.6369Palavras-chave:
Educação Contábil, Contabilidade de Custos, Avaliação Diagnóstica, Ciclo de Aprendizagem ADEPT, Desempenho AcadêmicoResumo
O Ciclo de Aprendizagem Analysis of Diagnostic Exam Prompted Teaching (ADEPT) é uma metodologia de ensino e gestão de sala de aula desenvolvida por Shoulders e Hicks (2008). Esta abordagem implica na aplicação de avaliações diagnósticas que identificam o nível de conhecimento dos estudantes em um determinado tópico antes de serem examinados em uma avaliação somativa. O objetivo deste estudo foi verificar a relação entre a aplicação do Ciclo de Aprendizagem ADEPT e o desempenho acadêmico dos estudantes matriculados na disciplina de Contabilidade e Análise de Custos em uma Universidade Pública Estadual Paranaense. Para identificar a relação entre a aplicação dos exames diagnósticos e o desempenho acadêmico foi adotada uma abordagem quase-experimental em duas turmas da disciplina de Contabilidade e Análise de Custos. Foram definidos os grupos de tratamento e controle, em que a diferença principal entre eles foi a participação ou não em um exame diagnóstico do conhecimento com antecedência de uma semana em relação à prova que determinaria a nota do bimestre. Para análise dos dados coletados foi utilizado testes de médias (t de student) e regressão múltipla. Os resultados indicam uma relação positiva entre a aplicação de avaliações diagnósticas e o desempenho dos discentes. As evidências encontradas colaboram com as pesquisas de Shoulders e Hicks (2008) e de Thomas, Bell e Shoulders (2013), e amplia a literatura ao indicar que a aplicação do Ciclo de Aprendizagem ADEPT é efetiva na melhoria do desempenho acadêmico, mesmo quando aplicada em sala de aula, de maneira coletiva.
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