A Contribuição do Rodízio de Auditoria para a Independência e Qualidade dos Serviços Prestados: um Estudo Exploratório Baseado na Percepção de Gestores de Companhias Abertas Brasileiras

Autores

  • Henrique Formigoni
  • Maria Thereza Pompa Antunes
  • Rafael Soares Leite
  • Edílson Paulo

Palavras-chave:

Auditoria, Rodízio de Auditoria, Rodízio de Auditores, Qualidade da Informação Contábil

Resumo

   As auditorias nas empresas de capital aberto visam, primordialmente, resguardar os interesses dos investidores por meio da qualidade e confiabilidade das demonstrações contábeis divulgadas contribuindo, também, para o aumento da transparência das ações empresariais. Este estudo busca identificar a contribuição do rodízio de auditoria para a independência e a qualidade dos serviços prestados pelas auditorias externas, de acordo com a percepção dos gestores de grandes companhias abertas brasileiras. O estudo de natureza exploratória, com metodologia qualitativa, está baseado na percepção de 26 gestores das 100 maiores empresas de brasileiras de capital aberto, segundo seu valor de mercado. A análise dos resultados permitiu verificar que a implementação do rodízio de firmas de auditoria, segundo a percepção dos gestores da amostra estudada, não tem contribuído nem para a independência, nem para a qualidade dos serviços prestados pelas firmas de auditoria, sendo que apenas o rodízio de auditores de uma mesma firma é considerado suficiente para manter a independência do auditor. Os resultados sugerem, portanto, que a introdução dessa prática não trouxe soluções satisfatórias para os conflitos de interesses que possam vir a surgir do relacionamento entre cliente e contratante. Considerando-se que este estudo abordou apenas um dos fatores que repercutem na relação entre clientes e auditores, entende-se que os resultados aqui obtidos podem contribuir para que os órgãos reguladores empreguem esforços para desenvolver a questão da independência e da qualidade dos serviços também por outros meios.

Downloads

Publicado

2009-05-14

Como Citar

FORMIGONI, H.; ANTUNES, M. T. P.; LEITE, R. S.; PAULO, E. A Contribuição do Rodízio de Auditoria para a Independência e Qualidade dos Serviços Prestados: um Estudo Exploratório Baseado na Percepção de Gestores de Companhias Abertas Brasileiras. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 149-167, 2009. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/364. Acesso em: 16 set. 2021.