GERENCIAMENTO DE RESULTADOS POR DECISÕES OPERACIONAIS PARA SUSTENTAR DESEMPENHO NAS EMPRESAS NÃO-FINANCEIRAS DO IBOVESPA
Palavras-chave:
Gerenciamento de Resultados. Decisões Operacionais. Desempenho Recente. Market-to-book.Resumo
Um dos principais incentivos para gerenciar resultados consiste na manutenção do desempenho recente da companhia. O presente trabalho busca verificar se as empresas não financeiras do Ibovespa que possuem mais incentivos para sustentar o desempenho recente, medido através do índice Market-to-book (MTB), gerenciam mais intensamente os resultados por manipulação de vendas, redução de despesas discricionárias e aumento da produção. A amostra é composta de 51 empresas não financeiras para os anos de 2010 a 2014. Os resultados demonstram que para separação entre MTB maior ou menor que um, não é possível afirmar que o nível de gerenciamento de resultados difere significativamente entre os grupos. Quando considerada a análise em função de clusters por K-média do MTB, constatou-se que as empresas com valores de mercado bem acima da média, e, portanto, com os maiores incentivos para gerenciar o resultado, possuem maiores níveis de manipulação de vendas e diminuição de despesas de vendas, gerais e administrativas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.