Estudo sobre os Pareceres de Auditoria: Análise dos Parágrafos de Ênfase e Ressalvas Constantes nas Demonstrações Contábeis das Companhias Listadas na Bovespa
Palavras-chave:
Demonstrações Contábeis, Auditoria, Parecer de Auditoria.Resumo
O auditor emite parecer com ressalva e/ou parágrafos de ênfase quando, em sua opinião, encontram motivos que afetam as demonstrações contábeis e/ou quando ocorre incerteza em relação a algum fato relevante sobre a realidade econômica e financeira da entidade. Diante do exposto tem-se o seguinte problema de pesquisa: Quais são os fatores mais frequentes que ocasionam a emissão de pareceres de auditoria com ressalvas e/ou parágrafos de ênfase? O objetivo deste estudo é identificar quais os fatores mais frequentes que motivam a emissão de pareceres de auditoria com ressalvas e/ou parágrafos de ênfase nas companhias abertas brasileiras. A técnica metodológica adotada é do tipo análise de conteúdo, por meio de uma pesquisa descritiva, bibliográfica e com abordagem predominantemente qualitativa. A população compreende os pareceres das empresas listadas na Bolsa de Valores de São Paulo referentes aos exercícios sociais de 2006 a 2008, sendo que da amostra de 1.466 demonstrações contábeis, 647 apresentam pareceres com ressalva e/ou parágrafos de ênfase. Os resultados evidenciam que os motivos que mais provocaram ressalvas versam sobre limitação de escopo e impossibilidade da formação de opinião, ao passo que os parágrafos de ênfases são a existência de prejuízos contínuos, passivo a descoberto e deficiência de capital de giro. Portanto, essas evidências sugerem a necessidade de maior especificação nos pareceres dos auditores, a fim de garantir que não houve problemas na determinação do escopo de trabalho da auditoria, no planejamento do auditor ou na obtenção de evidências sobre o reconhecimento, mensuração e evidenciação contábil adotado.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.