Evidenciação Contábil: Itens de Maior Divulgação nos Relatórios da Administração das Empresas Participantes dos Níveis de Governança da Bovespa

Autores

  • Alessandra Vasconcelos Gallon
  • Ilse Maria Beuren
  • Nelson Hein

Palavras-chave:

Evidenciação, Análise de Conteúdo, Relatório da Administração

Resumo

    O artigo examina por meio da técnica da análise de conteúdo, os itens de maior evidenciação nos Relatórios da Administração das empresas participantes dos níveis de governança da Bovespa, classificados em obrigatórios pela Lei nº 6.404/76 ou recomendados pela CVM através do Parecer de Orientação nº 15/87 (Grupo 1) e não obrigatórios e nem recomendados de evidenciação neste relatório divulgados pelas empresas pesquisadas (Grupo 2). A metodologia da pesquisa aplicada caracteriza-se como descritiva, do tipo levantamento, com abordagem quali-quantitativa. Os resultados mostram que as 58 companhias abertas brasileiras, participantes do nível 1 e 2 de Governança e Novo Mercado da Bovespa, segundo o BDI nº 190/2005, independente do nível de governança, apresentaram nos quatro primeiros itens do Grupo 1 maior número de sentenças evidenciadas, sendo na ordem negócios sociais e principais fatos administrativos/descrição dos negócios, produtos e serviços; comentários da conjuntura econômica geral e perspectivas e planos para o exercício em curso e os vindouros; recursos humanos; e investimentos realizados e a realizar/investimentos em controladas e coligadas. No Grupo 2, os itens responsabilidade social/Balanço social e governança corporativa foram os mais evidenciados em todos os níveis de governança.

Downloads

Publicado

2009-05-13

Como Citar

GALLON, A. V.; BEUREN, I. M.; HEIN, N. Evidenciação Contábil: Itens de Maior Divulgação nos Relatórios da Administração das Empresas Participantes dos Níveis de Governança da Bovespa. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 141–165, 2009. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/357. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 > >>