Ranqueamento das Instituições Financeiras Listadas na BM&F Bovespa: uma Análise pelo Método Displaced Ideal Modificado com Indicadores Econômico-Financeiros
Palavras-chave:
Desempenho econômico-financeiro. Crise subprime. Displaced Ideal. Instituições Financeiras.Resumo
O objetivo da pesquisa é analisar o impacto da crise subprime na formação de ranking dos indicadores econômico-financeiros das empresas do setor financeiro listadas na BM&FBovespa a partir da aplicação do método Displaced Ideal modificado. Realizou-se uma pesquisa com 24 empresas do subsetor bancos, analisando-se os indicadores de solvência e liquidez, capital e risco, rentabilidade e lucratividade. Pela análise do método Displaced Ideal determina-se a menor distância de um determinado ponto do seu cenário ideal (ponto máximo dentro do conjunto analisado). Pela análise dos indicadores de liquidez e solvência infere-se que a crise não impactou de maneira direta nos indicadores dos bancos. Analisando os resultados dos indicadores de capital e risco, verifica-se que ocorreram grandes modificações no posicionamento das empresas. Quanto aos indicadores de rentabilidade e lucratividade verifica-se que os bancos que apresentaram um bom desempenho no período anterior à crise, apresentaram um desempenho inferior no período posterior à crise, ou vice-versa. Em reposta ao problema de pesquisa verifica-se que algumas empresas sofreram modificações no seu desempenho econômico-financeiro, que se refletiu nos indicadores, o que pode ser um reflexo da crise subprime nas instituições financeiras.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.