Implicações da Adoção do Modelo de Merchant na Avaliação do Uso da TI para Controle Gerencial do Serviço Público - Análise do Portal Comprasnet

Autores

  • Luiz Claudio Otranto Alves
  • Anderson Soares Silva
  • Ana Carolina Pimentel Duarte da Fonseca

Palavras-chave:

Comprasnet, Pregão, Tecnologia, Informação, Controle

Resumo

    Apesar de as organizações públicas e privadas possuírem objetivos distintos, é inegável que, sob o ponto de vista gerencial, tais objetivos somente poderão ser cumpridos mediante o uso racional dos recursos econômicos de que dispõem. Dentro deste contexto, sobressai-se a necessidade de aperfeiçoamento das atividades de controle gerencial, que têm como grandes aliados os recursos da tecnologia da informação. Com o objetivo geral de examinar as implicações da adoção desses recursos no controle gerencial exercido pelo Governo Federal sobre o ciclo de suprimentos, este artigo observou os dados históricos do portal “Comprasnet” e analisou o perfil de controle gerencial do Governo Federal, segundo o modelo de Merchant. Os dados do portal mostraram a melhoria dos indicadores, no período que vai de julho/00 a junho/06, com aumento das despesas licitadas, maior utilização do pregão e ampliação do n. de fornecedores cadastrados no portal “Comprasnet”. Por outro lado, o enquadramento no modelo de Merchant mostrou que as técnicas de controle atualmente adotadas revelam um perfil de “controle sobre ações específicas”. Da mesma forma como já ocorre na iniciativa privada, este perfil poderá ser aperfeiçoado e ampliado para um “controle eficaz sobre resultados”. Para colaborar com isso, a tecnologia da informação estará sempre à disposição.

Downloads

Publicado

2009-05-13

Como Citar

ALVES, L. C. O.; SILVA, A. S.; DA FONSECA, A. C. P. D. Implicações da Adoção do Modelo de Merchant na Avaliação do Uso da TI para Controle Gerencial do Serviço Público - Análise do Portal Comprasnet. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 83-108, 2009. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/348. Acesso em: 24 nov. 2020.