Implicações da Adoção do Modelo de Merchant na Avaliação do Uso da TI para Controle Gerencial do Serviço Público - Análise do Portal Comprasnet
Palavras-chave:
Comprasnet, Pregão, Tecnologia, Informação, ControleResumo
Apesar de as organizações públicas e privadas possuírem objetivos distintos, é inegável que, sob o ponto de vista gerencial, tais objetivos somente poderão ser cumpridos mediante o uso racional dos recursos econômicos de que dispõem. Dentro deste contexto, sobressai-se a necessidade de aperfeiçoamento das atividades de controle gerencial, que têm como grandes aliados os recursos da tecnologia da informação. Com o objetivo geral de examinar as implicações da adoção desses recursos no controle gerencial exercido pelo Governo Federal sobre o ciclo de suprimentos, este artigo observou os dados históricos do portal “Comprasnet” e analisou o perfil de controle gerencial do Governo Federal, segundo o modelo de Merchant. Os dados do portal mostraram a melhoria dos indicadores, no período que vai de julho/00 a junho/06, com aumento das despesas licitadas, maior utilização do pregão e ampliação do n. de fornecedores cadastrados no portal “Comprasnet”. Por outro lado, o enquadramento no modelo de Merchant mostrou que as técnicas de controle atualmente adotadas revelam um perfil de “controle sobre ações específicas”. Da mesma forma como já ocorre na iniciativa privada, este perfil poderá ser aperfeiçoado e ampliado para um “controle eficaz sobre resultados”. Para colaborar com isso, a tecnologia da informação estará sempre à disposição.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.