Controle Gerencial por meio do Benchmarking:o caso de uma organização de ciência e tecnologia da Marinha do Brasil
Palavras-chave:
Controle Gerencial, Benchmarking, Informações Comparativas.Resumo
Nos últimos anos, uma organização da Marinha do Brasil (MB) vem se destacando pelo alcance dos objetivos estabelecidos em seu planejamento estratégico.Areferida organização, denominada CASNAV, obteve seguidas premiações, entre os anos de 2004 e 2007, no Prêmio Nacional da Gestão Pública (PQGF) do Governo Federal. Diante de tais resultados, o presente trabalho teve por objetivo verificar se o benchmarking pode ser apontado como instrumento de controle gerencial, no caso do CASNAV. Para o alcance do objetivo pretendido, foi definido um plano de referência utilizado como elemento balizador do desenvolvimento da pesquisa. Dadas as características deste trabalho optou-se pela adoção do estudo de caso, como estratégia de pesquisa, por possibilitar o alcance de uma maior profundidade sobre o assunto e por permitir um maior poder de análise da organização. No procedimento de coleta de informações da presente pesquisa foram utilizados dados primários e dados secundários. Na coleta de dados primários, uma das principais fontes foi a observação não participante. Já os dados secundários foram coletados, principalmente, por meio da pesquisa documental e do acesso à pagina do CASNAV na Intranet da MB. Os resultados encontrados propiciaram o entendimento de que a organização se utiliza do benchmarking como forma de manter seus membros melhor informados, contribuindo para a ocorrência de comportamentos adequados no sentido da consecução das metas organizacionais. Isso se dá pelo fato de que, ao tomarem conhecimento das melhores práticas adotadas em outras organizações, comparando-as com as suas práticas internas, as pessoas sentem-se impulsionadas a buscar o alcance do mesmo nível obtido por tais organizações. Diante disso, foi possível apontar uma proximidade das práticas adotadas pelo CASNAV com as preconizadas na literatura no que tange ao uso do benchmarking como instrumento de controle gerencial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.