A Cultura Organizacional como Mecanismo de Controle: o Caso da Adoção do Contrato de Gestão da Marinha do Brasil
Palavras-chave:
Cultura Organizacional, Controle, ComportamentoResumo
A eficiência do Estado vem assumindo, cada vez mais, um papel de relevância dentro da nossa sociedade nos últimos anos. Assim, alguns temas, antes pouco prováveis, como Planejamento Estratégico e Controle Gerencial, assumem uma dimensão de realidade já no curto-prazo dentro da Administração Pública. Neste contexto, entra em cena o contrato de gestão, como um dos meios de substituir os controles formais por controles baseados em resultados. O presente artigo teve por objetivo central descrever como a ênfase dada ao fortalecimento da cultura organizacional baseada na qualidade atuou como mecanismo de controle por parte de uma Organização Militar Prestadora de Serviços da Marinha do Brasil, a partir da adoção do contrato de gestão. Para tanto, realizou-se um estudo de caso através da análise detalhada do desenho do sistema de controle gerencial da referida organização, com ênfase na perspectiva cultural. Por fim, foi possível depreender, dos resultados encontrados, que os diversos mecanismos de controle utilizados se basearam na identificação dos membros da organização com a cultura organizacional, contribuindo de forma significativa para o alcance das metas previstas no contrato de gestão, fato este que veio a confirmar o pensamento de Gomes e Salas (1999).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.