Conteúdo Informativo do Lucro Tributável em Relação ao Lucro Contábil no Brasil - Antes e Após o Regime de Transição Tributária (RTT)

Autores

  • Antonio Lopo Martinez Fucape Business School, Vitória - ES
  • Leonardo Bittencourt Ronconi Fucape Business School, Vitória

Palavras-chave:

Lucro Tributário, Lucro Contábil. RTT

Resumo

Esta pesquisa analisa o conteúdo informativo do lucro tributável em relação ao lucro contábil antes e após o Regime de Transição Tributária (RTT). Por informativo entenda-se a propriedade de provocar alterações nos preços das ações. A amostra correspondeu às companhias abertas listadas no BM&F Bovespa no período de 2005 a 2011. Os resultados indicaram um maior conteúdo informacional do lucro tributável em relação ao lucro contábil na amostra como um todo. Apesar do advento do RTT e o processo de convergência aos padrões internacionais de contabilidade, o conteúdo informativo do lucro tributável continua sendo mais significativo do que o lucro contábil, ainda que tenha caído a diferença relativa.

Downloads

Publicado

2015-05-11

Como Citar

MARTINEZ, A. L.; RONCONI, L. B. Conteúdo Informativo do Lucro Tributável em Relação ao Lucro Contábil no Brasil - Antes e Após o Regime de Transição Tributária (RTT). Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 35–56, 2015. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/2220. Acesso em: 19 abr. 2024.