A Relevância da Gestão Financeira de Curto Prazo
Palavras-chave:
Gestão Financeira, Análise Financeira.Resumo
O índice de insucesso das empresas brasileiras é muito elevado. As empresas de pequeno porte constituem a maioria das empresas que são extintas. Segundo estimativas do SEBRAE, em Minas Gerais, 36% das empresas fecham as portas após um ano de atividade e 47% com até dois anos. Esses dados referem-se apenas às empresas formalmente constituídas. Caso fossem contabilizadas as empresas informais, os índices de insucesso das empresas seriam ainda maiores. Durante o primeiro ano de vida, as empresas consideram a falta de capital de giro como a principal dificuldade enfrentada. Esses dados revelam como é fundamental para a sobrevivência das empresas de pequeno porte uma gestão financeira de curto prazo adequada. Os objetivos centrais deste artigo são: discutir a importância da gestão financeira de curto prazo, abordar os principais instrumentos de gestão financeira e tratar das limitações da análise financeira. Uma vez que as empresas de pequeno porte são mais suscetíveis ao insucesso, torna-se vital a essas empresas, a adoção de gestões financeiras adequadas. O artigo é essencialmente teórico e se baseia nos trabalhos de diversos autores de finanças.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.