O Papel e a Relevância da Estratégia Financeira de Empresas no Ramo das Finanças
Palavras-chave:
Educação na Área de Custos, Estratégia Financeira, Administração Financeira.Resumo
As finanças constituem um campo do conhecimento muito vasto e complexo, onde há várias subdivisões. Freqüentemente, a literatura especializada aborda, de maneira pouco clara, conceitos relativos a finanças, administração financeira, gestão financeira e estratégia financeira. Assim, muitas vezes, estudantes, profissionais de finanças, empresários e jornalistas utilizam conceitos inadequados. A fim de esclarecer o tema, este artigo traz um organograma com os vários ramos das finanças e suas subdivisões, além de relatar os principais conceitos pertinentes. Os objetivos centrais deste artigo são situar a estratégia financeira dentro do ramo de finanças e discutir a relevância da estratégia financeira para o sucesso das organizações. O artigo é essencialmente teórico e se baseia no trabalho dos seguintes autores: Richard Brealey, Stewart Myers, Stephen Ross, João Carvalho das Neves, Lawrence Gitman, Roberto Braga, Antônio Zoratto Sanvicente, Dante Matarazzo, Henry Mintzberge e Richard Whittington.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.