A EVOLUÇÃO DOS RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE DE EMPRESAS BRASILEIRAS DO SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA
Palavras-chave:
Relatório de sustentabilidade. GRI. Indicadores de desempenho. Setor de energia elétricaResumo
Nos últimos anos, diante das pressões dos stakeholders, as empresas buscam maior transparência na divulgação de suas informações, dessa forma, além de aspectos econômicos, passaram a relatar ações associadas à sociedade e ao meio-ambiente por meio de Relatórios de Sustentabilidade. Devido a diversos fatores, a publicação desse documento tem sido uma prática cada vez mais frequente entre as empresas. Contudo, no que diz respeito a qualidade da informação, verifica-se que os relatórios apresentam diferentes níveis de profundidade. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo verificar a evolução, nos relatórios de sustentabilidade, do grau de aderência plena e do grau de evidenciação efetiva aos indicadores de desempenho econômico, ambiental e social estabelecidos no modelo “G3” das Diretrizes para Elaboração de Relatórios de Sustentabilidade da Global Reporting Initiative (GRI), de empresas brasileiras do setor de energia elétrica no período de 2006 à 2009. A partir da análise dos relatórios, pode.se verificar o quanto do que foi requerido nos indicadores de desempenho pelas Diretrizes da GRI foi realmente divulgado e o quanto do potencial dessas informações foi efetivamente apresentado ao longo desse período. Os principais resultados mostram que houve evolução no grau de aderência plena e grau de evidenciação efetiva aos indicadores de desempenho no período, mas as empresas selecionadas apresentam diferentes níveis de conformidade com as Diretrizes da GRI e de evidenciação das informações.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.