A EVOLUÇÃO DOS RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE DE EMPRESAS BRASILEIRAS DO SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA

Autores

  • Heloisa Maria Motta Morisue FEA-RP/USP
  • Maisa de Souza Ribeiro FEA-RP/USP
  • Isabela Alves de Morais Penteado FEA-RP/USP

Palavras-chave:

Relatório de sustentabilidade. GRI. Indicadores de desempenho. Setor de energia elétrica

Resumo

Nos últimos anos, diante das pressões dos stakeholders, as empresas buscam maior transparência na divulgação de suas informações, dessa forma, além de aspectos econômicos, passaram a relatar ações associadas à sociedade e ao meio-ambiente por meio de Relatórios de Sustentabilidade. Devido a diversos fatores, a publicação desse documento tem sido uma prática cada vez mais frequente entre as empresas. Contudo, no que diz respeito a qualidade da informação, verifica-se que os relatórios apresentam diferentes níveis de profundidade. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo verificar a evolução, nos relatórios de sustentabilidade, do grau de aderência plena e do grau de evidenciação efetiva aos indicadores de desempenho econômico, ambiental e social estabelecidos no modelo “G3” das Diretrizes para Elaboração de Relatórios de Sustentabilidade da Global Reporting Initiative (GRI), de empresas brasileiras do setor de energia elétrica no período de 2006 à 2009. A partir da análise dos relatórios, pode.se verificar o quanto do que foi requerido nos indicadores de desempenho pelas Diretrizes da GRI foi realmente divulgado e o quanto do potencial dessas informações foi efetivamente apresentado ao longo desse período. Os principais resultados mostram que houve evolução no grau de aderência plena e grau de evidenciação efetiva aos indicadores de desempenho no período, mas as empresas selecionadas apresentam diferentes níveis de conformidade com as Diretrizes da GRI e de evidenciação das informações.

Biografia do Autor

Heloisa Maria Motta Morisue, FEA-RP/USP

Graduada em Economia Empresarial e Controladoria pela FEA-RP/USP

Maisa de Souza Ribeiro, FEA-RP/USP

Professora Titular do Departamento de Contabilidade da FEA-RP/USP, autora do livro de Contabilidade Ambiental, Saraiva, 2006 e co-autora do livro DVA, Atlas, 2009.Tese de livre docência sobre Tratamento Contábil dos Créditos de Carbono.

Isabela Alves de Morais Penteado, FEA-RP/USP

Mestranda em Controladoria e Contabilidade pela FEA-RP/USP

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2013-04-26

Como Citar

MORISUE, H. M. M.; RIBEIRO, M. de S.; PENTEADO, I. A. de M. A EVOLUÇÃO DOS RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE DE EMPRESAS BRASILEIRAS DO SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 165-196, 2013. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/1780. Acesso em: 27 out. 2021.