Avaliação de Mecanismos para Análise de Custos em Investimentos Ambientais
Palavras-chave:
Responsabilidade Social. Gestão Ambiental. Contabilidade AmbientalResumo
Atualmente, pesquisas e testes, em várias áreas do conhecimento, têm sido direcionadas para o desenvolvimento de tecnologias capazes de diminuir, ou mesmo eliminar, a degradação ambiental provocada pelo processo operacional de algumas empresas.
Tais projetos, sob a óptica da perspectiva econômica, podem apresentar dificuldades para a projeção de rentabilidade. A utilização de ferramentas de custeio ineficientes, que não dão a devida importância aos custos de natureza indireta, ambiental e intangível, pode tornar nebulosa ou até inviável a prática do mesmo. Dessa forma é preciso avaliar, bem como estudar mecanismos de custeio, que aliados à contabilidade ambiental, sejam capazes de apurar a viabilidade ou não dos investimentos realizados com fins de proteger o meio ambiente. A necessidade de produzir, tendo como meta a redução de custos para o conseqüente aumento da competitividade, é um fator a ser levado em conta.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.