Avaliação de Mecanismos para Análise de Custos em Investimentos Ambientais

Autores

  • André Luiz Ricco
  • Maísa de Souza Ribeiro

Palavras-chave:

Responsabilidade Social. Gestão Ambiental. Contabilidade Ambiental

Resumo

  Atualmente, pesquisas e testes, em várias áreas do conhecimento, têm sido direcionadas para o desenvolvimento de tecnologias capazes de diminuir, ou mesmo eliminar, a degradação ambiental provocada pelo processo operacional de algumas empresas.

   Tais projetos, sob a óptica da perspectiva econômica, podem apresentar dificuldades para a projeção de rentabilidade. A utilização de ferramentas de custeio ineficientes, que não dão a devida importância aos custos de natureza indireta, ambiental e intangível, pode tornar nebulosa ou até inviável a prática do mesmo. Dessa forma é preciso avaliar, bem como estudar mecanismos de custeio, que aliados à contabilidade ambiental, sejam capazes de apurar a viabilidade ou não dos investimentos realizados com fins de proteger o meio ambiente. A necessidade de produzir, tendo como meta a redução de custos para o conseqüente aumento da competitividade, é um fator a ser levado em conta.

Downloads

Publicado

2009-05-06

Como Citar

RICCO, A. L.; RIBEIRO, M. de S. Avaliação de Mecanismos para Análise de Custos em Investimentos Ambientais. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 09-25, 2009. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/261. Acesso em: 16 set. 2021.