Resumo
O trabalho objetiva compreender a captação e fidelização de potenciais doadores de sangue do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), Unidade Maceió, durante a pandemia da Covid-19. A pesquisa aponta para a necessidade da utilização do Marketing Social voltado para doação de sangue, uma vez que o mesmo pode colaborar para aumentar significantemente os níveis de doações diante da pouca cultura de doação de sangue no país e da alarmante escassez de estoques de bolsas de sangue e demais hemocomponentes. Dado problema de pesquisa pautado, o trabalho resulta de um estudo de caso com caráter exploratório-descritivo de abordagem qualitativa. Identificou-se, mediante análise dos materiais acessados, que, embora o Hemoal apresente algumas estratégias a fim de potencializar a prestação de seus serviços, as mesmas ocorrem de forma pontual e desarticuladas. Considerando este entendimento, no que tange à promoção e adesão de uma cultura de doação de sangue no Estado de Alagoas, evidenciamos ao Hemoal a atenção para formulações de estratégias que tenham como base o Marketing Social.