Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde
RETRATO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE ENTRE TRABALHADORES DE SAÚDE EM HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS

Resumo

Objetivo: analisar a educação permanente em Complexo Hospitalar Universitário. Método: Trata-se de estudo tipo exploratório de abordagens qualitativa e quantitativa. Através de análise de dados de 1373 trabalhadores de saúde no período de 2014 a 2020 no Complexo Hospitalar Universitário da UFPA. Fundamentação teórica: a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde constitui estratégias no sentido de contribuir para qualificar as práticas de saúde e os processos. Resultados: evidenciou-se a importância de capacitações como ações estratégias de melhoria nas práticas do trabalho. Identificou-se que os trabalhadores de saúde desejam melhora na comunicação e divulgação de oferta de cursos de capacitação, bem como a ampliação de vagas a todas as categorias profissionais. A prática da EPS é essencial na qualidade do trabalho. Conclusões: sugere-se ampliação de divulgação e oferta de capacitações a todas as categorias de trabalhadores. Há que se delinear estratégias que incentivem o setor administrativo às práticas de capacitação na perspectiva de um processo de educação permanente integrativa e de efeitos transversais em diversos setores do hospital.

https://doi.org/10.21450/rahis.v18i3.6835
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