Resumo
É um papel da gestão da qualidade adotar práticas cada vez mais precisas dentro de um hospital, a fim de contribuir para os índices de diminuição da precariedade das organizações hospitalares no mundo. Cada vez mais mecanismos são criados para certificar-se de que os protocolos hospitalares sejam feitos de forma eficaz. A acreditação hospitalar surge como ferramenta de avaliação desses processos. Contudo, nem todas as organizações hospitalares são certificadas nem sequer possuem conhecimento a respeito da temática. Diante disso, a questão que se coloca entre o problema e o campo de investigação é: qual a compreensão dos funcionários do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) a respeito da acreditação hospitalar?. Para responder à pergunta proposta foi realizada uma pesquisa qualitativa. Os dados foram coletados por meio de aplicação de uma entrevista estruturada. Assim, como lócus para a realização do estudo de caso qualitativo optou-se pelo Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA). O estudo pode concluir que a percepção dos funcionários do Hospital Universitário sobre a acreditação ainda é muito limitada, fruto de uma cultura organizacional burocrática e que a temática precisa ser mais disseminada entre seus funcionários e suas equipes de trabalho.
Palavras-chave: acreditação; gestão hospitalar; hospital universitário.